Cumprindo o compromisso de humanizar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SES), o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, no Sertão pernambucano, promoveu, nesta segunda-feira (08.04), a palestra 'Desafios e Possibilidades da Humanização no SUS'. A atividade faz parte do Programa Somos Pacientes, implementado em fevereiro deste ano na unidade de saúde.

A capacitação foi ministrada pelas assistentes sociais do Hospam Silvia Mota e Jozibel Pereira. Os participantes receberam certificado ao fim da palestra, realizada no auditório do hospital.

O PROJETO - Pautado pela humanização na assistência à saúde, o projeto Somos Pacientes busca qualificar os serviços oferecidos, tanto para os pacientes como para os servidores do hospital. Para os servidores, o Somos Pacientes articulará cursos, capacitações e treinamentos sobre temas relevantes na área da saúde e humanização do atendimento, assim como sessões de ginástica laboral e palestras focadas no bem-estar dos funcionários. O projeto deve abrir também seleção para projetos de extensão para acolher alunos das instituições de ensino da região que desejam ampliar o conhecimento por meio de vivências práticas no hospital.

Já para os pacientes atendidos na unidade, o projeto atua em diversos ramos. O objetivo principal é aproximar a direção do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães das necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região. Um dos braços do programa é o Alô, Diretor, canal de comunicação direto da população com a gestão do hospital.

Também serão contempladas pelo projeto as gestantes acompanhadas pela equipe multiprofissional da unidade. O projeto promoverá visitas programadas ao hospital para que as pacientes se familiarizem com o local onde realizarão o parto de seus bebês. Ainda entre as ações do projeto, está a reabertura da Capela de Santo Antônio, fixada na unidade. O espaço voltou a receber missas mensais abertas para pacientes, funcionários, acompanhantes e população em geral. No local, o público que passa diariamente pela unidade de saúde pode ter seu momento de espiritualidade e preces à vontade. Aliada à reabertura da capela, o Somos Pacientes deve articular, ao longo do ano, comemorações abertas para celebrar as principais datas festivas.