O Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), localizado em Serra Talhada, no Sertão pernambucano, realizou mais uma ação do Somos Pacientes, projeto da unidade que busca humanizar o atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região. A equipe iniciou, nessa terça-feira (09.04), as ações da Integração Universitária, atividade que tem como principal objetivo informar os pacientes da unidade sobre vários assuntos relevantes da saúde e outras áreas. 

Nesta edição, alunos de odontologia da Faculdade de Integração do Sertão (FIS) debateram com os pacientes sobre aspectos importantes das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). O diretor do Hospam, João Antônio Magalhães, abriu a programação. Ainda esta semana, estudantes de enfermagem, fisioterapia e farmácia desenvolverão ações no hospital. 

O PROJETO - Pautado pela humanização na assistência à saúde, o projeto Somos Pacientes busca qualificar os serviços oferecidos, tanto para os pacientes como para os servidores do hospital. Para os servidores, o Somos Pacientes articulará cursos, capacitações e treinamentos sobre temas relevantes na área da saúde e humanização do atendimento, assim como sessões de ginástica laboral e palestras focadas no bem-estar dos funcionários. O projeto também acolhe alunos das instituições de ensino da região que desejam ampliar o conhecimento por meio de vivências práticas no hospital. 

Já para os pacientes atendidos na unidade, o projeto atua em diversos ramos. O objetivo principal é aproximar a direção do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães das necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região.