Estabelecer a promoção da cultura de prevenção, controle e diminuição de incidentes nos estabelecimentos de saúde, além de promover a integração dos setores promovendo a articulação dos processos de trabalho são alguns dos diversos papeis desempenhados pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). Nesta terça-feira (15.05), o Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam), localizado em Serra Talhada, realizou um Workshop voltado para implantação do NSP na unidade de saúde.

O NSP tem papel fundamental junto à gestão para instituir nos serviços de saúde as melhores estratégias de melhoria e qualidade da segurança do paciente. O workshop realizado pelo Hospam é a primeira etapa do processo de acompanhamento das metas do Núcleo. Durante o encontro foram abordados os seguintes temas: Introdução do Núcleo; O que é segurança do paciente; A importância de sua implantação; Cultura de segurança e Notificação de eventos adversos.

 

Um conjunto de metas e ações buscam nortear os profissionais envolvidos. Entre os pontos, a identificação correta do paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na descrição, na dispensação e na administração de medicamento; realização de cirurgia segura em sítio cirúrgico, procedimento e paciente correto; higienização das mãos para evitar infecções, e prevenir ulcera por pressão e o risco de quedas.

“Nesse workshop apresentamos as estratégias que envolvem a atuação do Núcleo de Segurança do Paciente. A cada dia que passa o cuidado em saúde tem se tornado mais complexo e com o surgimento de novas práticas é necessário melhorar as práticas também em comunicação”, afirmou a coordenadora do NSP do hospital, Mariana Soares.