Neste domingo (14.06), o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) completa 67 anos de serviços prestados à população pernambucana. Diferente dos anos anteriores, a unidade não fará comemoração. Devido à pandemia da Covid-19, a instituição está focada no atendimento aos pacientes suspeitos e confirmados da doença, além de estar mantendo a assistência nas suas emergências cardiológica, de clínica médica e de otorrinolaringologia para o público em geral, seguindo todas as medidas de segurança e higiene para proteção de pacientes e colaboradores.

Para o enfrentamento à Covid-19, o HAM precisou fazer readequações em sua estrutura física e na dinâmica de trabalho para o acolhimento do público. Atualmente, estão em funcionamento 60 leitos de terapia intensiva (UTI) exclusivos para os pacientes suspeitos e confirmados do novo coronavírus, colocando o serviço entre os que disponibilizam o maior número de vagas no Estado. Além disso, há 30 leitos de estabilização com suporte de oxigênio na emergência geral e 47 de enfermaria. 

Para atingir esse número de leitos, o Hospital Agamenon Magalhães foi reforçado com mais de 400 profissionais de saúde de diversas especialidades médicas, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e técnicos de laboratório. Também precisou passar por uma readequação interna, para estruturar de forma mais adequada espaços específicos para pacientes suspeitos ou confirmados da doença, incluindo a criação de uma triagem externa para o primeiro atendimento da população que chega à unidade, seja por regulação ou demanda espontânea.

“O HAM tem uma grande importância na rede estadual de saúde, em especial nos seus serviços de  referência, como a saúde auditiva, cardiologia, endocrinologia, cirurgia bariátrica, o Serviço de Atendimento à Mulher vítima de violência e a maternidadrede alto risco. Com uma grande emergência clínica e serviço de terapia intensiva de referência e diante  da emergência sanitária trazida pela Covid-19, o serviço disparou uma série de mudanças estruturais e no seu fluxo de atendimento,  garantindo, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, a possibilidade de assistir os pernambucanos acometidos nesta pandemia. Tem sido uma experiência de fortalecimento da gestão e da assistência e da humanização do serviço, resultante da resposta das lideranças, gestores e servidores do HAM imbuídos nessa grande missão. Não poderia ser diferente e estar nessa luta faz o nosso orgulho na data dos 67 anos. Sem dúvida, um aniversário com as marcas do desafio, união e solidariedade”, afirma a diretora do Hospital, Cláudia Miranda.

DADOS - Em 2019, o Hospital Agamenon Magalhães teve uma média mensal de 4,9 mil atendimentos em suas emergências, 250 partos, 370 cirurgias eletivas, 6,7 mil de produtividade ambulatorial e 102 mil de exames laboratoriais e de imagem.