Já está em funcionamento o Hospital da Mulher do Recife – Dra. Mercês Pontes Cunha. Maior unidade de saúde entregue pela Prefeitura da capital pernambucana, a construção do equipamento contou com aporte de R$ 28 milhões do Tesouro Estadual. O hospital, em funcionamento desde a última terça-feira (10.05) e com inauguração oficial nesta sexta (13.05), está implantando os serviços de forma gradativa, como ocorre com todos os hospitais de grande porte, seguindo a lógica da assistência para melhor segurança das usuárias. Nesse início, o HMR já abre com capacidade para realizar por mês 11,8 mil exames e 5 mil consultas, sendo 3,5 mil especializadas.

O acesso das usuárias a todos os procedimentos ofertados pelo Hospital da Mulher respeita o fluxo de marcação estabelecido pelo município, por meio do Sistema de Regulação do Recife (Sisreg), com encaminhamento efetuado pelas Unidades de Saúde da Família (USFs ou Upinhas) de referência da usuária, sempre respeitando a ordem cronológica da solicitação e a classificação de risco que é preconizada pelo Ministério da Saúde. As usuárias estão sendo comunicadas do agendamento por meio de SMS, contato telefônico ou pela própria unidade solicitante.

A unidade, que conta com um total de 150 leitos, tem capacidade para 67 mil procedimentos por mês, entre eles 400 partos e 250 cirurgias. Tem duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo uma com 10 leitos para bebês e outra com 10 leitos para mulheres, duas Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) com 27 leitos, 16 consultórios especializados (ginecologia, cardiologia, mastologia, endocrinologia, hematologia, psiquiatria, entre outros) e realiza exames de imagem (tomografia, ressonância magnética, ultrassom, raio x, entre outros). O hospital conta com 1.108 profissionais (158 médicos; 236 outros profissionais de nível superior; 552 profissionais de nível médio/administrativo; 162 profissionais de nível fundamental). O equipamento contou com um investimento para a obra e aquisição de equipamentos na ordem de R$ 118 milhões - recursos municipal, estadual e federal. A unidade será gerenciada pela organização social Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP).