Neste ano, o Hospital da Restauração (HR), uma das maiores emergências do país, completa 50 anos. Para celebrar a data, uma cerimônia festiva foi realizada, na manhã desta sexta-feira (13/12), no auditório da unidade. Além do tradicional corte do bolo de aniversário, houve a homenagem aos funcionários que atuam no HR desde sua fundação.  A unidade ainda inaugurou seu novo setor de endoscopia, um investimento de R$ 500 mil, que triplicou a capacidade da área. 

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, destacou a importância do HR para a rede estadual “É um momento de reconhecer a importância do HR para a população pernambucana e para a Saúde Pública. Todo mundo pode um dia precisar do Hospital da Restauração, que está sempre de portas abertas, cumprindo seu papel de salvar vidas. E, por esta importância, estamos pensando no futuro do HR, fazendo os investimentos e repondo o quadro de funcionários para manter as escalas sempre completas.  O HR é o grande guardião da Saúde Pública de Pernambuco”, afirmou. 

Endoscopia – Após a cerimônia de aniversário, o secretário André Longo e o diretor do Hospital da Restauração, Miguel Arcanjo, inauguraram o novo setor de endoscopia da unidade. O espaço atende 2,5 mil casos de hemorragias digestivas por ano – o maior quantitativo do SUS no Brasil. A nova área, localizada no térreo do HR, dispõe de 4 salas, o dobro da capacidade anterior, e 8 leitos (ampliação de 300%), além de novos equipamentos, que vão promover mais segurança e conforto para pacientes e trabalhadores. 

“Essa inauguração vai melhorar o atendimento no setor de endoscopia, saindo de uma área pequena para um amplo espaço e com maior capacidade de trabalho. Isso vai resultar na melhoria do atendimento para o grande fluxo de pacientes que chegam ao Hospital da Restauração, que é a única emergência pública 24h em endoscopia digestiva do Estado”, informa o chefe do setor de endoscopia do HR, Admar Borges.

Restauração – Fundado em 1969 e símbolo da Restauração da Saúde Pública de Pernambuco, aliando a assistência ao ensino, o HR é a maior unidade da rede de saúde pública de Pernambuco. Nos nove pavimentos desse gigante, localizado numa das principais artérias do Recife, circulam, diariamente, 4 mil pessoas, entre pacientes, acompanhantes e funcionários. Por mês, são mais de 156 mil consultas, 1.350 cirurgias e 5,5 mil atendimentos de urgência. 

O HR possui 830 leitos registrados no Ministério da Saúde para atender a demanda que lhe é submetida. Além disso, a unidade possui uma grande importância social como centro formador para a saúde de Pernambuco. Encontram-se no HR os melhores e mais experientes profissionais das diversas categorias, favorecendo o treinamento em serviço, o aperfeiçoamento profissional e a melhoria da qualidade da assistência aos usuários do SUS.

“Não há como falar do HR sem ressaltar sua importância como centro formador de mão de obra especializada para a saúde. A Restauração é uma escola e, nestas cinco décadas, formou centenas de profissionais em diversas especialidades. Seus programas de residências figuram entres os mais conceituados e concorridos do País, atraindo pessoas de todos os Estados”, ressalta André Longo.

O Hospital da Restauração abriga os programas de Residência Médica, Enfermagem, Farmácia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Também abre espaço para estágios curriculares das diversas categorias profissionais de nível médio e superior em saúde e também de outras áreas de conhecimento.