Conceituadamente um hospital materno-infantil e de referência para 55 municípios da Rede PEBA, o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina fez, nesta quinta-feira (12.04), uma homenagem ao Dia do Obstetra. Este é o profissional da medicina que acompanha a saúde da mãe e do bebê durante a gestação, parto e pós-parto, ajudando a prevenir e tratar eventuais problemas de saúde para os dois. No HDM, 70 obstetras e 14 residentes de Ginecologia/Obstetrícia são responsáveis por, em média, 600 partos por mês, que geram um total de mais de 7 mil partos por ano (em 2017 foram registrados 7.147).

“A nossa equipe de obstetrícia merece todo o reconhecimento, pois são profissionais engajados e comprometidos com o serviço público. Geralmente, trabalhamos bem acima da nossa capacidade resolutiva, chegando a 150% de ocupação, e os nossos obstetras enfrentam essa realidade da melhor forma possível”, ressalta o superintendente Etiel Lins.

A diretora de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães, ainda acrescenta que boa parte dessa equipe é formada por egressos do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do hospital, e considera este um fator positivo: “A gente cumpre o papel de formar médicos nessa especialidade e ganha profissionais de alto nível de qualidade”.

Sobre a obstetrícia, vale destacar que foi ela que deu início à medicina preventiva, por meio da assistência pré-natal, sendo, inclusive, responsável pela primeira observação sonora do coração de uma criança no ventre materno, ainda no século XIX. É com a participação do obstetra que ocorre a expressão maior da natureza: o nascimento.

“Por tudo isso, nessa data, parabenizamos os profissionais do HDM e todos que atuam na área no Vale do São Francisco”, finaliza o superintendente.