Os gestores do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina estabeleceram nesta segunda-feira (20) um parceria de cooperação com a Secretaria de Saúde de Juazeiro, referente aos partos de baixa e média complexidade realizados nas duas unidades materno/infantis. O acordo verbal foi firmado durante uma visita do secretário de saúde da cidade vizinha, Plínio Amorim, e do superintendente de Atenção Especializada, Mário Machado, ao HDM.

A iniciativa tem como premissa aparar as arestas existentes entre os serviços de saúde que trabalham, quase sempre, acima da sua capacidade e precisam, vez outra, contra referenciar pacientes “A verdade é que todos os serviços enfrentam a superlotação diária e não possuem outra referência com o mesmo perfil de atendimento na rede PEBA para desafogar a demanda. Então, diante dessa realidade, nós precisamos ser ainda mais parceiros e colaborativos, diminuindo a burocratização e facilitando o entendimento”, ressaltou o superintendente do HDM, Etiel Lins.

De acordo com o secretário Plínio Amorim, a visita cordial teve como objetivo facilitar a comunicação e dar início a um projeto que envolve corresponsabilidades, inclusive chamando outros municípios que compõem a rede para o diálogo. “Não adianta apenas pensarmos em criar mais leitos de obstetrícia e pediatria, pois a demanda é sempre crescente. O que nós precisamos é repactuar e rediscutir alguns fluxos, pois, sabemos que existem leitos ociosos em outros municípios que poderiam estar sendo utilizados para o parto de risco habitual, por exemplo”, pontuou.

Para sanar esta dificuldade, foi estabelecida como proposta a formação de enfermeiros obstetras que dariam suporte ao parto nas maternidades municipais da rede. “Estamos disponíveis para contribuir com essa formação e, dessa maneira, tentar ajudar”, adiantou a diretora de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães. Nesse aspecto, o superintendente do Dom Malan, destacou que 49% dos partos realizados na unidade materno/infantil são de baixo risco. “Estamos atendendo a uma demanda que não é nossa, mas também que não deve ser empurrada para a maternidade de Juazeiro. É preciso rever os papéis e cogitar uma possível repactuação da rede PEBA”, acredita Etiel.

Também foi elencada como proposta a volta dos mutirões de pediatria, que antes eram feitos através de uma parceria com a secretaria de saúde de Petrolina e o HDM. “Como Juazeiro também demonstrou interesse nos mutirões, nós podemos avaliar essa retomada, inclusive com a extensão do projeto”, ponderou o superintendente. Para o avanço dessa discussão, será marcada uma reunião com as secretarias de saúde dos dois municípios e a direção do Dom Malan.

“Tudo isso será deliberado com os poderes competentes e levado ao estado, que é o nosso gestor final. Mas, de antemão, acredito que a parceria já está firmada e que nós poderemos melhorar a assistência ao parto e à criança. A boa vontade já existe e os encaminhamentos estão sendo feitos, inclusive, marcaremos para logo uma reunião com a direção da maternidade de Juazeiro para discutirmos os pormenores”, adiantou Etiel.

Finalizando, o superintendente de Atenção Especializada de Juazeiro, destacou que “a ideia é somar forças e encontrar soluções, pois somente dessa forma a saúde da região poderá avançar”. Para garantir os avanços das discussões, uma próxima reunião já está marcada e acontecerá em abril.