A equipe do Hospital Dom Malan deu início, nesta terça-feira (19), à programação do Outubro Rosa na unidade de saúde materno-infantil. As ações estão sendo coordenadas pela gerente do Serviço Social, Kátia Silene, e realizadas pelos residentes de serviço social, psicologia, nutrição, fisioterapia e enfermagem da Residência de Saúde da Mulher da Universidade de Pernambuco (UPE), que tem como campo de prática o HDM.

“É uma ação multiprofissional com uma abordagem diferenciada, já que cada residente fala da prevenção e cuidados dentro da perspectiva da sua área de atuação. Então, acredito que esse seja um diferencial muito positivo”, explica Kátia.

A programação teve início com uma palestra para os pacientes e acompanhantes do ambulatório do Dom Malan e prossegue até o dia 22 (sexta-feira), passando pelos setores da Triagem Obstétrica, Casa de Apoio, Alojamento Canguru, Ginecologia e Alto Risco.

“Mais do que palestras, estamos promovendo momentos de conversa e troca, onde as mulheres podem inclusive tirar suas dúvidas e serem orientadas sobre a rede de serviços disponível para atendimento à mulher no Sistema Único de Saúde”, acrescenta a profissional.

De acordo com Kátia, a ideia surgiu de um diálogo com a residente de serviço social, Luana Bezerra. “Propus a ação, ela topou e convidou os outros colegas da Residência de Saúde da Mulher. Acreditamos na multiprofissionalidade não só na assistência, como também na educação em saúde. Juntos realmente somos mais fortes e podemos mais”, defende.

A campanha - O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Foi criado na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionando assim maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, reduzindo a mortalidade.

Este ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) adotou o slogan: "Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?", tendo como objetivo promover o autocuidado e o autoexame. O rastreamento precoce da doença pode salvar vidas.