O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Dom Malan ofertou, agora em outubro, dois treinamentos para a equipe de saúde: Administração de Medicação na Pediatria e os 10 Passos para o Sucesso da Amamentação. A ação contou com o apoio das gerências de enfermagem, do Banco de Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno (Biama) e Gestão de Risco, contemplando assim todo o serviço de saúde. 

“Os nossos treinamentos são permanentes e acontecem mensalmente. As temáticas são escolhidas a partir da demanda gerada pela equipe, mas também seguimos o calendário da saúde. Este mês contemplamos os dois assuntos e atingimos um bom público”, reflete a enfermeira gerente do NEP, Rejane Lins. 

“Na administração de medicação reforçarmos especialmente as boas práticas e os métodos de saída do piloto automático. Quando se refere à segurança do paciente não podemos descuidar nunca”, afirma a profissional.

Como o Hospital Dom Malan é também Amigo da Criança (Selo IHAC), o apoio à amamentação é indispensável. O curso de amamentação é realizado todo ano, sendo pré-requisito para que o HDM mantenha o título, que detém desde 1995. A atualização surgiu como forma de qualificar/requalificar os profissionais. 

“A nossa intenção é fazer com que todos que trabalham em um Hospital Amigo da Criança saibam sobre a importância do aleitamento materno, de modo que possam incentivar e apoiar as mamães”, defende a enfermeira gerente do Biama, Kaliane Medeiros.

Para a diretora de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães, os treinamentos são de extrema importância. “Dessa forma mantemos os profissionais atualizados, ofertando assim um serviço de alta qualidade técnica/humana. Talvez esse seja o maior benefício gerado à população por um hospital-escola”, reflete.