O Hospital Geral de Areias (HGA), referência estadual na área de odontologia, adquiriu dois novos equipamentos para seus consultórios odontológicos do hospital da FACE da unidade, serviço especializado em procedimentos bucomaxilofaciais. Os aparelhos estão equipados para realizar consultas, procedimentos mais simples e também intervenções cirúrgicas de maior complexidade, modernizando, assim, a estrutura. A unidade recebe pacientes de todo o Estado de Pernambuco. As marcações de consultas podem ser feitas via 0800.081.0800, presencialmente e via postos de saúde de cada município. O tempo médio de internação, para pacientes que passaram por procedimentos no bloco cirúrgico, atende às especificações do Leito Dia, onde o paciente permanece em recuperação na unidade por até 24 horas.

Até o mês de julho deste ano, o hospital da Face do Geral de Areias realizou 3.617 consultas ambulatoriais. Desse total, 764 procedimentos cirúrgicos foram feitos no próprio consultório e outros 113 necessitaram do uso de anestesia geral, e por isso, precisam ocorrer no bloco cirúrgico. Nesses 113, consta também o quantitativo de cirurgias realizadas em pessoas com algum tipo de deficiência. No tratamento odontológico dos pacientes com deficiência, há sedação e anestesia geral, com atendimento diferenciado da equipe multidisciplinar da unidade.

"O hospital da Face conta com a equipe formada por cirurgiões bucomaxilofaciais, anestesistas e corpo de enfermagem. Entre os procedimentos mais realizados estão: as exodontias de 3º molares, as remoções de cistos e tumores bucomaxilofaciais, as cirurgias ortognáticas (discrepâncias maxilo mandibulares) e as frenectomias (redução do freio labial). São realizadas, por mês, uma média de 15 cirurgias odontológicas, sob anestesia geral em bloco cirúrgico, inclusive para pacientes com necessidades especiais, e 40 sob sedação com atendimento diferenciado da equipe multidisciplinar da unidade", afirma o coordenador de Odontologia do Geral de Areias, Joaquim Maia. A unidade também recebe pacientes com traumas de face encaminhados para realização de cirurgias eletivas, aquelas que são programadas. 

"Com a aquisição dos nossos equipamentos, o serviço funcionará de forma mais efetiva. Os novos consultórios odontológicos proporcionarão maior qualidade na assistência para os pacientes do nosso hospital da face, garantindo, inclusive, procedimentos mais eficazes aos nossos pacientes com necessidades especiais", ressalta a diretora geral do HGA, Frinea Vaz.

O Hospital Geral de Areias realiza, mensalmente, cerca de 3 mil atendimentos na emergência. Na emergência pediátrica, são realizados, por mês, uma média de 3,5 mil atendimentos. Na emergência odontológica, a unidade realiza cerca de 1.250 atendimentos por mês. Nos ambulatórios de especialidades (consultas, entre várias áreas, de otorrinolaringologia, dermatologia, reumatologia e oftalmologia) são realizados mais de 4 mil atendimentos por mês. Já no ambulatório do serviço de bucomaxilofacial, a média é de 450 atendimentos mensais.