Destinada a ser uma área de lazer e realização de atividades recreativas para crianças internadas no Hospital Jaboatão Prazeres, a Brinquedoteca Dra. Maria das Graças Lacerda Bezerra foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (25.04). As ações desenvolvidas no espaço serão supervisionadas pelo setor de humanização. Mensalmente, na emergência pediátrica do hospital, são atendidas cerca de 2 mil crianças. A inauguração faz parte das comemorações do aniversário de 28 anos da unidade de saúde, celebrado em 27 de março.

“Um espaço como esse é importante para o processo de recuperação das crianças internadas em nossa enfermaria”, afirmou a diretora do Jaboatão Prazeres, Leandra Saldanha. “Quero agradecer a todos os envolvidos na criação da brinquedoteca. Essa área era solicitada pelas mães e até pelos funcionários, pois vai agregar no processo de acompanhamento dos pacientes”, disse a médica Maria das Graças Bezerra, homenageada pelo hospital.

O Grupo Fábrica de Sonhos doou brinquedos e uma tenda para atividades com os bebês. A dona de casa Paula Correia, acompanhava o neto de 1 anos e 3 meses, internado há 4 dias com quadro de pneumonia, e agradeceu que o neto e as outras crianças agora têm um espaço para brincar. “Ele queria muito vir aqui. Acho muito legal ter esse momento para distrair as crianças enquanto estão internadas”, disse.

Nos últimos três meses, a maternidade do hospital tem realizado uma média de 100 partos, mensalmente, divididos entre partos vaginais e cirúrgicos. Na área, além da emergência e bloco cirúrgico, há um espaço destinado à preparação visando o parto humanizado, com a presença de uma pessoa da família e de uma doula, e a sala de parto. Para período de acompanhamento, o Hospital Jaboatão Prazeres colocou em funcionamento o Espaço do Bebê, onde é estimulado o contato constante entre mãe e filho por meio da realização do primeiro banho, geralmente feito 6h após o nascimento.

O hospital disponibiliza ainda serviços como teste do pezinho, coraçãozinho e do olhinho, aplicação das primeiras vacinas e a realização do registro de nascimento. No serviço de ambulatório, o Jaboatão Prazeres oferta atendimento nas especialidades de oftalmologia, dermatologia, pré-natal e obstetrícia de alto risco, psiquiatria, neurologia, endocrinologia e cardiologia, psicologia infantil, otorrinolaringologia e ultrassonografia. A unidade ainda é sentinela para casos que necessitem de aplicação de soros antirrábico, antiescorpiônico e antitetânico para municípios do entorno e Zona da Mata de Pernambuco. O serviço funciona 24h por dia.