Uma atividade conjunta, envolvendo os setores de Nutrição e Serviço Social, e a Clínica Médica do Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, reuniu usuários da unidade nessa sexta-feira (26), no internamento do 4º andar, para uma palestra em torno do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. O objetivo foi conscientizar os presentes sobre a importância de prevenir e tratar a pressão alta.

A abertura foi feita pelas nutricionistas Shirley Simões e Emilly Oliveira, que abordaram o cuidado com o excesso de sal na comida, tido como um dos vilões da pressão alta. Como alternativa, foi apresentado o sal de ervas, cuja receita foi distribuída para todos. Os benefícios dos produtos naturais e a importância de incluir frutas, verduras e legumes na alimentação também foram tratados, assim como o consumo do óleo vegetal e a necessidade de evitar alimentos industrializados e gorduras ruins.

Em seguida, o clínico geral Lucas Diniz alertou sobre a doença, muitas vezes silenciosa. “A qualidade de vida deve ser observada em primeiro lugar. Se o indivíduo faz dieta, atividade física, já perdeu peso, dorme bem, evita beber e fumar e, ainda assim apresentar hipertensão, aí será necessária uma avaliação para depois indicar a medicação. A qualidade de vida ainda é o melhor remédio para a pressão alta”, avaliou dr. Lucas.

O médico também foi questionado pelos usuários, alguns hipertensos e outros com parentes nessa situação. A esses, dr. Lucas advertiu sobre o uso correto dos medicamentos como outra  medida básica de controle da hipertensão. “O ideal é que a pressão não passe 14x9 em todo o decorrer do dia, e para quem já sofre da doença é importante o controle da pressão pelo menos três vezes por semana, sem esquecer de tomar os remédios”, explicou.