Unidade de saúde referência em atendimento de traumato-ortopedia, clínica médica, urologia, cirurgia geral, pediatria e tratamento de doenças respiratórias, o Hospital Otávio de Freitas (HOF) comemorou, na última sexta-feira (24.01), 64 anos de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). Situado no bairro de Tejipió, Zona Oeste do Recife, o HOF atende a população dos bairros de Jardim São Paulo, Totó e Sancho, além dos moradores do Curado, Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. 

Em todo o ano de 2019, o Otávio de Freitas realizou 26.150 atendimentos de urgência e 8.943 procedimentos cirúrgicos, entre eletivos e de urgência. Já no ambulatório foram realizadas 114.141 consultas nas áreas de Cirurgia Geral, Urologia, Traumatologia de joelho, coluna, infantil, ombro, mão, e quadril, Proctologia, Gastroenterologista, Pediatria, Dermatologia, Cirurgia Torácica, Pneumologia, Pneumopediatria Microcefalia, Dermatologia/Hanseníase, Pneumologia/Oxigenoterapia.  

Para comemorar as mais de seis décadas de história, a direção da unidade reuniu profissionais para realização de cerimônia festiva e para o corte do bolo de aniversário. Na ocasião, a superintendente médica do HOF, Alyne Teixeira Coriolano, destacou a importância da unidade na composição da rede de urgência e emergência do Estado. “O HOF conta com a única emergência urológica de Pernambuco, e é referência ainda em pneumologia e tisiologia para a população que busca o atendimento no SUS, além de ofertar diversos serviços na área ambulatorial e de cirurgia. Nessas mais de seis décadas, reafirmamos o compromisso de promover saúde pública de maneira qualificada”, afirmou.  

HISTÓRIA – O Hospital Otávio de Freitas (HOF) foi batizado, inicialmente, de Sanatório do Sancho e voltada para o tratamento de pacientes com tuberculose e outras doenças respiratórias. Sua construção começou na década de 1940, mas sua fundação aconteceu em 23 de janeiro de 1956.  

No ano de 1974, o nome da unidade mudou para o que conhecemos hoje, em homenagem ao médico sanitarista, administrador de saúde pública, jornalista e pesquisador José Octávio de Freitas, um dos pioneiros no combate à tuberculose em Pernambuco. Cinco anos depois, sob a direção da psiquiatra Jane Lemos, foi acrescentado o serviço de pronto-atendimento da unidade aos já existentes: psiquiatria e pneumologia, clínica médica, cirurgia geral, ortopedia e pediatria.