O Hospital Pelópidas Silveira (HPS) ganhou destaque no 33º Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, o maior evento científico em neurocirurgia da América Latina, que aconteceu em João Pessoa (PB) até o último domingo (24). O trabalho “Curso Virtual em Vascularização Encefálica: uma estratégia para a equipe neurocirúrgica ampliada”, realizado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa e pelo setor de Educação Permanente do HPS, recebeu o Prêmio de Melhor Apresentação Oral do Congresso.

O trabalho, que foi apresentado por Joana Martins, foi parte da conclusão do estágio da profissional em 2021 e descreve a criação do treinamento sobre vascularização encefálica para a equipe da unidade, dividido em seis módulos na plataforma de educação permanente da unidade, o Pelópidas Digital, que disponibiliza conteúdos programáticos através de uma plataforma virtual de ensino.

“O processo de aprendizado é fundamental na rotina de trabalho. Por isso, o Pelópidas Silveira incentiva todo o seu corpo funcional no esforço da qualificação permanente, por meio da Plataforma Pelópidas Digital. Esse aperfeiçoamento contínuo é decisivo para o exercício profissional de qualidade e resulta no acolhimento e tratamento diferenciados que o HPS oferece aos seus pacientes”, ressalta a diretora de Ensino e Pesquisa do Hospital Pelópidas Silveira, Ângela Lessa.

PELÓPIDAS DIGITAL - Criada em 2015 no Hospital Pelópidas Silveira, a Plataforma Pelópidas Digital é uma moderna ferramenta de ensino e educação continuada, voltada para os funcionários do HPS.  Combina recursos da tecnologia da informação, estratégias de educação à distância e métodos de ensino para adultos para oferecer informações indispensáveis aos profissionais. O Pelópidas Digital é acessível no ambiente intra-hospitalar, ou de qualquer ponto onde se encontre o usuário.
 
A unidade básica do sistema é o módulo de ensino. O título de cada módulo é apresentado em cor, que está associada a uma das áreas de atuação dentro do hospital, como Cardiologia, Neurocirurgia, Neurologia, Anestesia, Assistente Administrativo, Clínica Médica, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Instrumentação Cirúrgica, Medicina Intensiva, Nutrição, Radiologia, entre outros. À cada profissional, o próprio sistema sugere os módulos de maior interesse dentro de sua área de atuação. Cada módulo possui uma mini-avaliação associada. O módulo é concluído quando a avaliação for finalizada. Sessenta por cento de acertos na mini-avaliação determina uma avaliação satisfatória. A soma destes módulos configura os cursos e os profissionais são certificados ao fim de cada avaliação satisfatória.

“A Plataforma Pelópidas Digital foi pensada e desenvolvida dentro do próprio HPS e é uma ferramenta inovadora que conseguisse superar o limite da presença física, promovendo o aperfeiçoamento contínuo dos funcionários da unidade. A Plataforma tem módulos curtos, de até cinco minutos, para uma mensagem rápida, condensada e associada a perguntas, para fixar o conhecimento”, destaca Ângela Lessa.