Na tarde da última sexta-feira (07/10), o Hospital Pelópidas Silveira (HPS), localizado no Km 6 da BR-232, no Curado,  realizou uma captação múltipla de órgãos. Pelo menos cinco pacientes, que estão na lista de espera por um transplante, serão beneficiados pela decisão de uma família que, mesmo diante da dor do luto, teve a compaixão para dizer sim à doação. Ao todo, foram captados dois rins, fígados e duas córneas. 

A doadora era uma mulher que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Após a morte encefálica, que é constatada seguindo rígidos protocolos estabelecidos por lei, a equipe da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HPS entrou em contato com os familiares para discutir a possibilidade da doação. Com a autorização concedida, mais de 10 profissionais do HPS estiveram envolvidos no procedimento. Os órgãos captados foram colocados à disposição do Sistema Nacional de Transplantes e darão a chance de uma nova vida a pessoas que aguardam na fila. 

"É fundamental que falemos em família  sobre o desejo de ser um doador de órgãos. Só quem tem diagnóstico de morte encefálica poderá ter a possibilidade de ajudar a salvar outras vidas, através da doação dos órgãos e tecidos. Para quem está numa fila de Transplantes, a pior coisa que pode acontecer é  não ser transplantado. E qualquer um de nós poderemos, sim, ter a possibilidade de estar do outro lado, numa fila de Transplantes, esperando um sim de uma família que está perdendo seu ente querido. É uma decisão difícil, mas que salva vidas. Por isso, avisar a família ainda em vida sobre o desejo de ser doador faz toda a diferença", destaca Rafaella Gonzaga, enfermeira da CIHDOTT do HPS. 

Ela ainda reforça que, entre os principais motivos para a negativa familiar no momento da doação, está o desconhecimento da população sobre a morte encefálica e também sobre a integridade do corpo após o processo. “Precisamos informar que o diagnóstico de morte encefálica segue um rígido protocolo na sua confirmação e que a família receberá o corpo do ente querido completamente íntegro para realizar todas as cerimônias de despedida. Como a doação só ocorre com a autorização de um familiar de até segundo grau, precisamos difundir esse tema e tirar todas as dúvidas. Esse é um ato que pode salvar muitas vidas”, diz Rafaella. 

DADOS - Primeiro unidade exclusivamente neuro-cárdio do SUS no Brasil, o Hospital Pelópidas Silveira realizou, até setembro deste ano, a captação de 37 órgãos e tecidos que foram colocados à disposição dos pacientes na fila de espera. De acordo com dados da Central de Transplantes de Pernambuco, entre janeiro e agosto de 2022, o Estado realizou 900 transplantes de órgãos e tecidos. Ainda assim, atualmente, 2.617 pacientes aguardam por um órgão ou tecido em Pernambuco. A maior fila é por rim (1.430), seguida de córnea (978), fígado (150), medula óssea (20), rim/pâncreas (25) e coração (14).