No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para 2019, foram estimados 59.700 de novos casos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres. Com uma taxa de 13,68 óbitos/100 mil mulheres em 2015, a mortalidade por câncer de mama vem crescendo e representa a primeira causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras. Entre os dias 1º e 9 de outubro, o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, iniciará as atividades do Outubro Rosa. O Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade realizará palestras, orientações e exames para as mulheres participantes.

De acordo com Thamyris Barros, coordenadora do NEP, o exame preventivo é o melhor caminho. “Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maior é a chance de cura, daí a grande importância da prevenção. Por isso promovemos estas ações e convidamos as mulheres”, explicou. Para Maria Monalis, enfermeira residente em atenção ao câncer e cuidados paliativos, após o diagnóstico, é necessário que o tratamento seja iniciado rapidamente. “Há diversas formas de tratamento, e o oncologista recomendará o mais adequado para que a paciente possa tratar. Além disso, os cuidados e apoio à paciente são fundamentais, pois é uma doença que fragiliza bastante”, pontuou.

Com foco na prevenção, o HRA realizará, dentro da programação do Outubro Rosa, exames clínico e de ultrassonografia das mamas para as pacientes que apresentarem alguma alteração. Estas ações serão realizadas no dia 3 de outubro, a partir das 7h, limitadas a 100 vagas. Todas as atividades são gratuitas e qualquer mulher, a partir de 18 anos, pode participar, basta trazer um documento de identificação com foto.