O Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano (HUP) realizou na última semana, na quinta (29/11) e sexta (30/11), a V Jornada de Saúde Mental da unidade. A programação, organizada em parceria pelos Programas de Residências de Enfermagem, Psicologia e Psiquiatria do HUP/UPE, aconteceu na capela do hospital ao longo dos dois dias de atividades.

A diretora do HUP, Ruth Bonow Theil, iniciou as atividades da Jornada na solenidade de abertura, junto à coordenadora assistencial do Programa de Residência de Psicologia em Saúde Mental do HUP/UPE, Cristina Mendonça. No primeiro debate da programação, a professora Ana Lisboa, do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lançou o livro 'Múltiplos - experiências com gravuras'. Houve, ainda, debates sobre economia solidária entre usuários da Rede de Saúde Mental, estratégias de cuidados para cuidadores, comunidades terapêuticas e benefícios das colônias de férias. 

Já na sexta-feira, as atividades começaram com mesa-redonda mediada pelo coordenador do Programa de Residência de Psiquiatria do HUP, Bruno Nascimento. Na pauta da discussão, a influência da religião na expressão dos delírios; a clínica das articulações: as (im)possibilidades em ouvir a loucura; e relato de experiência do acolhimento de crianças e adolescentes com ideação suicidida nos Caps. O segundo dia de Jornada contou com mais três mesas, encerrando com mesa-redonda mediada pela coordenadora acadêmica do Programa de Residência de Psicologia em Saúde Mental do HUP/UPE, Charmênia Cartaxo. Na pauta, apresentações sobre o papel do enfermeiro na classificação de risco; o cuidado ao usuário adulto com ideação suicida e contenção mecânica: histórico e relato de experiência em serviços diversos. 

Nos dias 7 e 8 de dezembro acontecerá o 'Psiquiatria em canto, prosa e poesia - Volume 3', programação científico-cultural promovida pelo Programa de Residência em Psiquiatria do HUP.