Seguindo as diretrizes da Coordenação das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a equipe de Atenção Básica da Saúde Prisional da Unidade Prisional de Tacaimbó, no Agreste pernambucano, vem desenvolvendo um importante trabalho no local. Os idosos privados de liberdade que convivem com os sintomas de patologias diversas estão passando por sessões de acupuntura para tratar as dores. 

Estão sendo utilizados os seguintes métodos: auriculoterapia, cone hindu e acupuntura com agulhas. Para tratar os idosos, a equipe discute caso a caso, refletindo sobre a melhor abordagem para cada paciente. Segundo a acupunturista Marcia Teodósio, responsável pelo trabalho desenvolvido na Unidade Prisional, a acupuntura oferece uma abordagem de medicina alternativa que ajuda a aliviar e tratar as dores e sofrimentos em corpos que estão em processo de envelhecimento, proporcionando alívio sem uso de medicamentos.

A iniciativa coordenada pela Atenção Básica conta com o apoio dos funcionários e direção da Unidade Prisional de Tacaimbó.