A III Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Palmares, na Mata Sul do Estado, realizou nesta quarta-feira (23/04), o 1º Encontro Regional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas da Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, foi apresentada a Política que institui a garantia do acesso do reeducando ao SUS e da municipalização da Saúde do Sistema Prisional. Segundo a coordenadora de Saúde da População Prisional da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Judite D’Andrade, a atenção básica dos apenados era ofertada por duas secretarias estaduais: de Saúde e a Executiva de Ressocialização (SERES), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, andando na contramão do que propõe o SUS.

“Atenção básica para ser eficaz, eficiente, tem que ser ofertada por quem está próximo, no local onde as pessoas estão, cabendo este papel às secretarias municipais de Saúde”, afirmou. Além de Judite D’Andrade, o evento contou com a participação do supervisor administrativo de Apoio à Saúde da SERES, Antonio Almeida. De acordo com a gerente da III Geres, Neijla Cardoso, “o desafio agora é que os municípios que possuem unidades prisionais façam adesão à proposta e passem a receber os incentivos financeiros que possibilitarão a contratação de profissionais para montar as equipes de saúde prisional e assim efetivar a política na Região”, diz.

Ainda participaram da reunião, a sanitarista da III Geres Alexsandra Machado; a coordenadora de Planejamento e Regulação, Ana Cláudia Nery; e a coordenadora de Atenção à Saúde, Joyce Catarina L. de Morais; além dos secretários municipais e coordenadores de Atenção Primaria de Palmares, Escada, Gameleira e Ribeirão; agentes penitenciários  e técnicos de Desenvolvimento (SERES) .