A IX Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) do Hospital Dom Malan, em Petrolina, encerrou, na última sexta-feira (24.09), com o saldo positivo. Foram 4 dias de atividades e uma programação intensa e variada, que abordou desde saúde mental até saúde feminina e estratégias de prevenção e controle de infecções pelo coronavírus.

Nos últimos dois dias de ação, participaram como convidadas a fisioterapeuta Ana Eliza Rios, a psicóloga do Cerest, Gabriela Wrublewski; a enfermeira do CCIH, Fernanda Britto, e o engenheiro de segurança do trabalho, Antônio Jairo.

De acordo com o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que organiza o evento, o saldo foi bastante positivo. “Na verdade, a edição da IX Sipat foi uma surpresa muito boa, pois mesmo diante do cenário de pandemia conseguimos montar uma programação bacana e ter a adesão de um número bom de funcionários e colaboradores”, ressalta.

Todos os cuidados foram tomados e todas as regras de segurança respeitadas. “Essa ano inovamos com a pré-inscrição, justamente para não superlotar os auditórios, e deu certo. Tivemos os profissionais da casa com temas super importantes e os convidados que abrilhantaram nosso evento. Sem dúvida, foi mais uma edição de sucesso”, conclui.

A Sipat é uma atividade obrigatória da Cipa, que deve acontecer anualmente. Tem como finalidade básica divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. A Legislação da Sipat está prevista na Portaria N° 3.214, NR 5, item 5.16 letra "O".