Uma das primeiras unidades a implantar o Núcleo de Economia da Saúde (NES), o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, segue promovendo ações visando à qualificação dos gastos e atuando na melhoria dos processos de trabalho das equipes. Este mês de junho será voltado para integração e socialização das práticas. Nesta quarta-feira (06.06), primeiro dia da programação, foi realizada uma palestra com o tema: “Sensibilização dos centros de custo – Importância das informações para o NES”. A atividade foi conduzida pela coordenadora do NES do Dom Moura, Angélica Patriota e pela enfermeira e Mestre em Economia da Saúde, Bruna Souza.

Denominado de Junho Verde contará com um Dia D no próximo dia 13.06 (quarta-feira). Na ocasião, dois assuntos estarão em pauta: “TCR – Repensando processos e fluxos: um olhar sobre o almoxarifado de um hospital regional sob a ótica da Economia da Saúde”, que será ministrado pelo psicólogo especialista em Gestão do Cuidado, Daniel Barboza, e uma palestra sobre a “Importância da Gestão de Custo e a experiência de Pernambuco”, assunto que será explanado pela diretora geral de Informações Estratégicas da SES, Inês Costa.

Entre os dias 18 e 22 de junho, a programação será itinerante. Setores da unidade de saúde serão visitados pelas equipes do Núcleo de Economia da Saúde e de Residência Multiprofissional como parte da Campanha de Conscientização – Gestão de Custo. Já no dia 20.06 será realizada uma roda de conversa com o tema “Metodologia 8S”, com a gestora de pessoas e Master Coach, Patrycia Alves.

Economia da Saúde - A Política de Economia da Saúde é coordenada pela Secretaria Executiva de Coordenação Geral, por meio da Diretoria Geral de Informações Estratégicas. As suas atividades são desenvolvidas por meio do Núcleo de Economia da Saúde de Pernambuco (NES-PE) e dos Núcleos de Economia da Saúde Hospitalares (NES-Hosp), além do Comitê Estadual de Economia da Saúde.

Os Núcleos foram implantados a partir de 2015 e, atualmente, fazem parte os hospitais da Restauração, Barão de Lucena, Otávio de Freitas, Agamenon Magalhães e Correia Picanço, Procape, Ulysses Pernambucano e o Geral de Areias, localizados no Recife, o Jaboatão Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), a Farmácia de Pernambuco e o Hemope. Nos municípios do interior, o Hospital Regional Dom Moura (Garanhuns), Jesus Nazareno e Regional do Agreste (Caruaru), Inácio de Sá (Salgueiro), e o Hospital Regional José Fernandes Salsa (Limoeiro), e o Professor Agamenon Magalhães (Serra Talhada).