A VII reunião de anatomoclínica do Hospital da Restauração (HR), realizada no auditório do hospital, trouxe como tema para debate "Lesões Císticas das Vias Biliares". A médica do segundo ano do programa de residência do hospital (R2), Ivana Teixeira de Aguiar, apresentou seus estudos feitos a respeito do tema. O estudo relatou o caso de uma paciente que foi encaminhada para o HR que não teve a lesão identificada previamente, por isso, o caso tornou-se mais complexo, entretanto não impossível de ser solucionado. Por meio de radiografias e outros exames, foi então detectada a extensão da lesão nas vias biliares e a necessidade de efetuar uma cirurgia, que foi realizada com sucesso.

Segundo a médica alguns sintomas da doença são detectados até 10 anos de idade, embora existam casos em que o diagnóstico é retardatário. “A doença é considerada rara, na população mundial existe a prevalência de um para cada 150 mil habitantes, entretanto, em alguns países asiáticos é considerada comum por atingir um para cada mil habitantes, como é o caso do Japão.Também conhecida como Cisto de colédoco - termo usado para qualquer tipo de dilatação é mais comum entre mulheres e a causa ainda não é totalmente esclarecida apesar de ser considerada congênita”, complementou Ivana.

As reuniões de anatomoclínica são realizadas mensalmente e buscam estimular e por em prática o aprendizado dos médicos residentes do Hospital da Restauração. O Centro de Estudos do HR é o setor responsável pelos residentes e por isso, organizaas reuniões que acontecem sempre na última quarta-feira do mês, nas diversas especialidades.

A orientação do trabalho de Ivana ficou por conta do médico e preceptor do Programa de Residência Médica (PRM) em cirurgia geral, Antônio Lopes Miranda.A mesa de discussão contou com o diretor-geral do hospital, Miguel Arcanjo e os médicos: Alexandre José de Souza Guedes e Euclides Dias Martins Filho. Outros médicos e profissionais da área também participaram através de perguntas e comentários.