O Programa Mãe Coruja Pernambucana marcou presença durante o I Fórum Nacional Cultura Infância, encerrado nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro. O programa esteve representado pela coordenadora do Comitê Executivo, Ana Elizabeth, e pela assessora, Lusanira Santa Cruz.

"O nosso objetivo era colher subsídios e trocar experiências no sentido de complementar a construção  do plano de desenvolvimento infantil para as crianças do Estado, com ênfase na cultura, dentro da caminhada para  construir uma  política Nacional Cultura Infância", disse a coordenadora Ana Elizabeth.

Implantado no Estado em 2007, o Programa Mãe Coruja Pernambucano tornou-se lei em 15 de dezembro de 2009, tendo como meta reduzir a mortalidade materna e infantil, através de ações estratégicas articuladas e intersetoriais dos eixos de saúde, educação e desenvolvimento social.

Para isso, foi montada toda uma estrutura de cuidado de forma a garantir ampla proteção da mulher e das crianças; fortalecendo os vínculos afetivos; promovendo uma gestação saudável; e garantindo às crianças nascidas em território pernambucano o direito ao nascimento e ao desenvolvimento saudável e harmonioso.

Para se ter uma ideia, basta ver que, em apenas cinco anos, Pernambuco reduziu de 21,1, em 2006, para 15,6, em 2011, a taxa de mortalidade infantil no Estado. A meta agora é construir um plano de desenvolvimento infantil saudável, à luz das pesquisas mais avançadas em âmbito nacional e internacional. E isso, aliás, já vem sendo observado desde a implantação do Projeto.

 

Conteúdo Relacionado