Profissionais de saúde que atuam nos distritos sanitários do Recife participaram nesta semana de um curso de capacitação para tutores da atenção básica do Método Canguru. As aulas aconteceram nestas quarta (21), quinta (22) e sexta (23) no auditório do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no bairro de Casa Amarela, Zona Norte da capital pernambucana. O treinamento contou com o apoio da Gerência da Atenção Básica do Recife.

O principal objetivo do curso é capacitar as equipes da atenção básica para tratar o bebê prematuro e de baixo peso após a alta hospitalar, assim como orientar da melhor forma os pais e responsáveis da criança. "Esses bebês têm muitas particularidades clínicas que precisar ser observadas nos primeiros dias após a alta. Às vezes, têm dificuldade para manter o seu aquecimento e dificuldades na respiração, por exemplo. Nós também precisamos orientar a família a mantê-los na posição canguru, quando a mãe ou o pai deixa o bebê na posição vertical, em contato com a pele do colo, favorecendo o seu aquecimento", exlpica a coordenadora estadual do Método Canguru, a médica neonatologista Maria Clara Pereira Gomes.

Ainda segundo a coordenadora do Método Canguru, a intenção é que os treinamentos contemplem profissionais da área que atuam em outras regiões do Estado. 

O Hospital Agamenon Magalhães é uma unidade de referência em partos de alto risco, realizando, em média, 400 partos por mês. Desde 2015, a instituição faz parte do Projeto Parto Adequado, fruto de uma parceria do Ministério da Saúde e do Hospital Israelita Alberto Einstein, para incentivar o parto normal em maternidades públicas e privadas de todo o País.