Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que acontece no próximo domingo (8/03), o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Regional do Agreste (HRA) está promovendo uma semana repleta de atividades para prestigiar a data. A partir desta terça-feira (3/03) até a próxima segunda (9/03), todos os funcionários do hospital poderão participar de um ciclo de palestras voltadas para o tema “mulher” em vários aspectos, como saúde, beleza e sociedade. 
 
Nesta terça, será realizada uma palestra com o tema “Mulher e sociedade”, ministrada pela enfermeira mestre do NEP, Vanessa Juvino. Na quarta-feira (4/03), a oncologista Guacyra Pires falará sobre “Prevenção do câncer de mama”. Na quinta-feira (05/03), a palestra terá como tema “Cuidados com a pele: orientações sobre a limpeza de pele e automaquiagem para o ambiente de trabalho”, que será abordado pela consultora Valbéria Dias. Já sexta- (6), o tema a ser discutido será “Marketing pessoal para a mulher” e terá as presenças do biólogo Jeremias Salomão e da pedagoga Maria de Fátima Sabino. 
 
Já nos dias 7 e 8 (sábado e domingo, respectivamente), haverá panfletagem no Regional do Agreste sobre o Dia Internacional da Mulher, feita pelos estudantes de Enfermagem e membros do NEP. Na segunda-feira (9), acontece a palestra: “O Dia Internacional da Mulher – cinema e reflexão”, ministrada pela enfermeira mestre do NEP do HRA, Adriana Santana. 
 
De acordo com a enfermeira mestre do NEP, Vanessa Juvino, “atividades como essa promovem o crescimento não só dos funcionários da unidade de saúde, mas do próprio SUS enquanto política voltada para a formação”. Todas as palestras acontecem no Auditório do Regional do Agreste e têm início às 14h. Os interessados em participar devem fazer a inscrição na Coordenação de Residência Médica (Coreme) do hospital, das 8h às 14h. Vale salientar que cada palestra terá duração de duas horas, sendo que, para o funcionário ter direito ao certificado, ele deve participar de, no mínimo, duas palestras para que se possa totalizar quatro horas de curso, como estabelece a Secretaria Estadual de Saúde (SES). 
 
Cursos – O NEP informa, ainda, a todos os funcionários da área de saúde que serão realizados cursos em diversas áreas em vários estados do País. Entre os dias 4 e 7 de março acontecem, em São Paulo, os seguintes eventos: XXXII Congresso Pan-Americano de Mulheres Médicas, XII Congresso Brasileiro de Mulheres Médicas, IV Encontro FENAM de Mulheres Médicas do Brasil – Objetivos do Milênio e a Mulher Médica. Já nos dias 27 e 28 de março será realizada a I Jornada Mineira de Neurorradiologia, em Belo Horizonte-MG. E do dia 15 ao dia 17 de abril acontece o VIII Simpósio Sul de Imunologia, em Londrina-PR.
Conteúdo Relacionado