O Hospital Regional do Agreste (HRA), maior emergência do Interior do Estado de Pernambuco e referência no atendimento aos pacientes vítimas de traumas que precisam de assistência especializada (traumato-ortoperdia, cirurgia geral e bucomaxilofacial) de alta complexidade, conta a partir desta semana com uma nova gestão. 

A unidade passa a ser dirigida pelo médico Pedro Lima, formado em medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE) e pós-graduado em medicina do trabalho pela Universidade Estácio de Sá. O profissional atuou como diretor-médico do Hospital e Maternidade Raymundo Francelino Aragão, em Santa Cruz do Capibaribe; e na UPA do Vassoral, gerida pelo município de Caruaru. Pedro Lima estava há sete anos na direção médica da UPA. 

Também com histórico de atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), o novo diretor clínico é o cirurgião Pedro Melo, que atua há 20 anos na unidade de saúde e já ocupou cargos como a coordenação da emergência e diretoria clínica. É formado pela UPE com residência em cirurgia geral no Hospital Barão de Lucena (HBL) e possui especialização em administração hospitalar. Além do atendimento médico por especialidades e um corpo clínico formado por cirurgiões gerais, traumato-ortopedistas, cirurgiões bucomaxilofaciais e cirurgiões vasculares, o HRA dispõe de clínica médica, trauma em pediatria cirúrgica, oncologia clínica e cirúrgica, odontologia e neurologia. 

"A unidade possui uma equipe de cirurgiões altamente especializada e referência para todo o Estado e isso mostra a importância do serviço para toda a sociedade pernambucana, especialmente para os Usuários do SUS no Interior do Estado. A unidade conta com uma equipe qualificada de profissionais, médicos, residentes, enfermeiros e técnicos que irão contribuir de forma decisiva para o sucesso da gestão. Com esforço e dedicação iremos avançar no que precisa ser melhorado e aperfeiçoar o que temos de melhor”, comenta Pedro Lima.

Recentemente, o hospital ficou em 9º lugar no ranking dos serviços que mais realizaram cirurgias de face em 2017 no País. Os dados foram do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) referente aos procedimentos cirúrgicos realizados em todo o ano passado. Ao todo, 452 hospitais realizaram este tipo de procedimento no ano passado. No HRA, foram contabilizados 121 procedimentos na área de traumatologia bucomaxilofacial. A unidade também presta assistência aos residentes da macrorregião de Caruaru, área formada por 87 municípios de cinco regiões de saúde (Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada). 

Somente na emergência, a unidade recebe mais de 1,7 mil pessoas por mês, além de realizar 7 mil atendimentos ambulatoriais e 600 cirurgias de urgência e eletivas. O nome Hospital Regional do Agreste Dr. Waldemiro Ferreira foi dado pelo então governador Miguel Arraes de Alencar, em homenagem ao médico Waldemiro Balbino Ferreira, que exerceu suas atividades por mais de quatro décadas em Caruaru, guiado por notável espírito humanístico. Waldemiro faleceu aos 70 anos, em 1975.  No dia 4 de dezembro de 1997, o hospital foi reinaugurado, e passou a funcionar definitivamente.