Na próxima quarta-feira (24/11), a partir das 9h, o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, por meio da equipe de residência multiprofissional de atenção ao câncer da Asces, realizará uma série de palestras de conscientização sobre o Novembro Azul. As atividades são voltadas para colaboradores, acompanhantes e pacientes do sexo masculino e serão realizadas no auditório, além de também acontecerem nas enfermarias da unidade. 

Um dos principais objetivos da ação é levar informação de prevenção e cuidados sobre o câncer de próstata. “Quando falamos em câncer, sabemos que, quanto antes for diagnosticado, maior a chance de cura, por isso a importância de acesso à informação. Quando a gente leva conhecimento, iniciamos um processo de conscientização sobre a importância da prevenção, que consiste em hábitos saudáveis e acompanhamento médico, principalmente, após os 40 anos. Além disso, os homens precisam priorizar a saúde e deixar de lado o preconceito que, por muitas vezes, só existe por desconhecimento”, explicou a fisioterapeuta residente Maria Nunes.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA)

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.

Programação:

Data: 24/11/2021

- Câncer de Próstata, vamos falar sobre isso?

Palestrantes: enfermeiras Edna Andrade dos Santos e Nayara Kelly Felix Ferreira

Hora: 9h

- Fatores de risco para o desenvolvimento do câncer próstata.

Palestrantes: nutricionista Mariane Helen da Silva

Hora: 9h40

- Câncer de boca e mortalidade: como prevenir?

Palestrantes: odontólogos José Victor Leal Alves e Breno Washington Joaquim de Santana

Hora: 10h30