Já estão em funcionamento os 20 leitos de enfermaria para pacientes pediátricos com suspeita ou confirmados para a Covid-19 no Hospital de Referência Covid-19 de Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque), que também possui 10 de terapia intensiva (UTI) para esse público. As vagas foram reservadas a partir da readequação da unidade, que, anteriormente, só acolhia pacientes adultos.

Nos próximos dias, ainda serão abertos mais 10 leitos de UTI, totalizando 40 vagas para as crianças no hospital (20 de UTI e 20 de enfermaria). "A nossa rede de assistência à Covid-19 vem sendo ampliada e qualificada constantemente. Com a diminuição gradual e sustentada do número de casos e internações entre a população adulta, conseguimos mudar o perfil da Brites de Albuquerque para acolher também crianças. Estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir as possíveis internações do público pediátrico. Além disso, essa é uma ação que faz parte do nosso planejamento e que nos dá segurança para seguir com nosso Plano de Convivência", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Pernambuco possui mais de 100 leitos pediátricos e neonatais, sendo mais de 40 de terapia intensiva (UTI), para prestar assistência a esse público. A SES-PE também mantém, permanentemente, a busca ativa de leitos em toda a rede e em unidades conveniadas para encaminhamentos de seus pacientes, atendendo às especificidades de quadro clínico. Antes das vagas no Hospital de Referência, em Olinda, já haviam sido abertos 10 leitos de UTI neonatal no Imip e mais 10 leitos de UTI pediátrica e 17 de enfermaria para crianças no Hospital Barão de Lucena.