O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), dar mais um passo na qualificação da rede de saúde. A SES-PE estabeleceu, junto a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), como prioridade a qualificação da Rede de Atenção Obstétrica e Neonatal Precoce e o fortalecimento do Programa de Controle do Câncer do Colo do Útero. Entre as estratégias definidas está o fortalecimento da capacidade resolutiva e capacidades humanas da Secretaria para adequada resposta às necessidades da rede de atenção à saúde. Nesta segunda-feira (09.12), foi realizada apresentação dos objetivos do projeto que consiste na metodologia de formação-intervenção para análise dos serviços, dos processos de trabalho, planejamento e dimensionamento das forças de trabalho voltadas para assistência obstétrica e neonatal no Estado, presentes na Carta Acordo com a Associação Brasileira da Rede Unida.  

Hoje e amanhã (09 e 10.12) acontece o seminário intitulado: “Formação-Intervenção para o Dimensionamento da Força de Trabalho da Saúde nas Maternidades. Neste primeiro dia, o público presente no auditório do órgão estadual, a programação foi voltada para apresentar a Carta Acordo e definir um grupo de condução específico para o acompanhamento das ações que serão realizadas nas maternidades. A SES e a Rede Unida conduzirão esse processo.  

Para esta terça-feira (10.12), a atividade envolve a presença da Rede Unida, do grupo de condução e dos diretores das 30 maternidades - que realizaram mais de 1.000 partos nos últimos três anos em Pernambuco -, que farão parte do projeto. Durante este dia, será apresentado o contexto que envolve a formação-intervenção e efetuada uma escuta qualificada desses serviços enquanto atores-chave para a qualificação da rede obstétrica.  

A formação-intervenção tem como público-alvo, profissionais estratégicos de cada maternidade que passarão por qualificação para metodologia proposta. Durante a formação-intervenção, os profissionais realizarão a análise dos seus serviços, das práticas profissionais e da força de trabalho existente, para planejar e dimensionar as capacidades humanas em cada instituição.  

O aperfeiçoamento acontece em três fases. A primeira será realizada com 12 maternidades da I e IX Gerência Regional de Saúde (Geres). A segunda com 09 maternidades distribuídas nas IV, V, VI, VII, VIII, X e XI Geres e, por fim, a terceira fase será com 08 maternidades nas I, II, III e XII Geres.