Ardor, secreção, vermelhidão e coceira nos olhos são os sintomas mais comuns da conjuntivite. A conjuntivite é uma irritação ou inflamação da conjuntiva, que recobre a parte branca do olho. "Ela pode ser causada por alergias ou por uma infecção bacteriana ou viral. A conjuntivite pode ser extremamente contagiosa, sendo transmitida pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada", explica o oftalmologista do IMIP, Luciano Lira.

A infecção provoca bastante desconforto e atinge adultos e crianças, mas no período de férias, os pequenos acabam se contaminando com mais facilidade. Passeios em lugares com grande aglomeração de pessoas é um dos programas prediletos das famílias nessa época do ano, mas é justamente nesse tipo de ambiente que a contaminação ocorre com maior facilidade, explica o oftalmologista do IMIP, Luciano Lira. “Lugares públicos e fechados são mais propícios para a transmissão do vírus ou da bactéria; por isso, é importante sempre lavar as mãos. A higiene das mãos é muito importante para evitar a doença ”, alerta o médico.

A conjuntivite pode ser controlada com antiinflamatórios, antibióticos ou anti-histamínico, dependendo do tipo de inflamação. Em alguns casos, quando há sangramento, o paciente deve se dirigir ao consultório onde o oftalmologista realizará uma limpeza do local. Os sintomas podem durar até 20 dias, principalmente se a conjuntivite for viral. “A conjuntivite viral é um pouco mais complicada e os sintomas demoram mais para desaparecer comparando com a conjuntivite bacteriana”, explica. Aos primeiros sinais da doença, a pessoa deve procurar orientação médica.

Ao perceber os sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente um oftalmologista e evitar tomar remédios sem prescrição médica. Para evitar infecções secundárias ou de bactérias, a pessoa, principalmente criança, deve procurar uma colírio ou pomada indicada pelo médico.