O último dia do mutirão de cirurgias de joelho promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o Hospital Dom Helder Câmara (HDH) e a organização médica humanitária norte-americana Operation Walk Chicago, nessa sexta-feira (22.11), foi marcado também pela realização do 2º Simpósio Internacional de Ortopedia. A programação, que aconteceu pela tarde, no auditório da unidade, contou com a participação de especialistas de renome internacional e nacional envolvendo o tema doenças do joelho.

As discussões tiveram início com palestra ministrada pelos idealizadores do Operation Walk Chicago, organização que presta serviços médicos gratuitos em todo o mundo, com a médica Victoria Brander, especialista em Medicina Física e Reabilitação, e o cirurgião ortopédico David Stulberg, fundador do Serviço Conjunto de Reconstrução e Implantação do Northwestern Memorial Hospital, pioneiro em técnicas cirúrgicas minimamente invasivas assistidas por computador. A dupla abordou o tema Anatomia do joelho, patologia e tratamento não-cirúrgico da osteoartrite. "Um dos nossos focos é a reabilitação desses pacientes, pois reduz as chances de complicações pós-cirurgia e aumenta a qualidade de vida", ressaltou Brander em sua palestra. 

Em seguida, ocorreu a apresentação da temática Cirurgia não artroplástica para o tratamento da O, com o Dr. Chris James; Artroplastia total do joelho: Uni's e Total, com o Dr. Scott Cordes; Complicações cirúrgicas relacionadas a TKA, com o David Stulberg; Gestão do Peri-operatório com a médica Victoria Brander; e Tratamento da dor para joelho com artroplastia total, com Dr. Kiran Chekka.

Já a equipe brasileira abordou os temas Artroplastia de Joelho, quais as novidades? por Dr. Diego Pires; Planejamento cirúrgico em osteoartrose de joelho utilizando impressão 3D, com Dr. Romero Lins; Cuidados com a ferida do pós-operatório e com a deiscência, com a enfermeira Patricia Martins; e Manejo fisioterapeutico pré-operatório do paciente com osteoartrose de joelho, com a participação do fisioterapeuta André Silva. 

A secretária executiva de Atenção à Saúde da SES, Cristina Mota, que prestigiou o encerramento das atividades, aprovou a iniciativa. "Com o segundo mutirão idealizado pelo Operation Walk aqui no Estado (o primeiro aconteceu em 2017), conseguimos fazer com que muitos pacientes voltem a andar, restituindo a saúde do usuário. Além dos procedimentos cirúrgicos, a iniciativa trouxe, ainda, uma oportunidade de compartilhamento de conhecimento e de experiências. Todas essas ações são essenciais para a população pernambucana", pontuou. 

Operation Walk Chicago - O mutirão beneficiou 45 pacientes que possuem algum tipo de patologia nos membros inferiores e necessitam de cirurgia ortopédica para voltar a andar. Todos realizaram, até esta sexta-feira (22.11), a artroplastia do joelho, quando há a substituição da articulação por uma prótese, permitindo que haja a recuperação da mobilidade. "Alguns pacientes já estão caminhando em nossas enfermarias, com resultados muito bons. Eles têm demonstrado satisfação com as cirurgias", reforçou o superintendente do Hospital Dom Helder, Julio Arraes.

O mutirão foi realizado por profissionais da unidade de saúde, além do grupo de 30 voluntários da ONG internacional, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Outros 80 voluntários, principalmente estudantes de medicina, auxiliaram nas traduções entre as equipes participantes da ação.