A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual de Saúde LGBT, promove nesta sexta-feira (29.06), em alusão ao dia 28 de junho, no qual se comemora em todo mundo o Dia Internacional do Orgulho LGBT, o I Seminário Estadual com o tema “A homofobia como adoecimento e os diversos olhares sobre a saúde dos homens gays”. 

O encontro ocorre no Centro de Formação de Servidores Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, das 8h às 13h. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade equânime e livre de preconceitos, independentemente da identidade de gênero e orientação sexual. 

Entre os palestrantes estão Alexandre Magno, psicólogo e psicanalista, ativista do Fórum de Articulação Aids/SES-PE, que irá ministrar sobre o tema “Estado, Família e Igreja. Os três poderes de adoecimento”; Carol Lins, psicóloga e doutoranda em Psicologia na UFPE, ativista da Adversidade de Gênero de Sexualidade, integrante do GEMA, que abordará o tema “As Masculinidade e a Saúde dos Homens Gays”. 

Luiz Valério, fisioterapeuta e sanitarista, coordenador da Política de Saúde da População Integral LGBT do Estado de Pernambuco, abordará o tema “O Cuidar e o Acolher da Saúde dos Homens Gays”; Airles Neto, assistente social e coordenador da Política de Saúde LGBT do Município do Recife, com o assunto o “Perfil dos Usuários Gays do Ambulatório LGBT do Município de Recife”; Leonardo Tenório, homem transexual e coordenador da AHTM, pesquisador, ativista do Movimento de Saúde Homens Trans, abordará o tema “Homens Gays Transexuais: Conhecer para Cuidar”.