O Hospital Otávio de Freitas (HOF), referência no tratamento de doenças respiratórias e em traumato-ortopedia, inaugurou, na tarde desta terça-feira (18/12), uma nova brinquedoteca para as crianças internadas no setor de pediatria da unidade de saúde, no 4º andar do hospital. O espaço, chamado Brinquedoteca Hospitalhaços, é resultado de cooperação técnica entre a organização não-governamental (ONG) Hospitalhaços, que utiliza a arte do palhaço para levar diversão ao ambiente hospitalar, e a Fundação Antônio Santos Abranches (Fasa), entidade que financia projetos na área de educação, cultura e assistência social aos alunos da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife. 

Ficou à cargo da Fundação Fasa instalar a brinquedoteca na sala destinada ao espaço, além de custear os serviços de reforma e infraestrutura do local. Já a Hospitalhaços ficou responsável por equipar e manter a brinquedoteca com jogos, brinquedos e livros infantis. A ong também disponibilizará uma colaboradora para administrar o serviço, que seguirá o horário de funcionamento do hospital, assim como treinar e selecionar voluntários para atuarem no local com as crianças. A brinquedoteca conta ainda com um espaço de acolhimento, com sofás, livros e televisão, para as mães ou outros acompanhantes dos pequenos pacientes.

Para a médica pediatra Carla Araújo, direção do Hospital Otávio de Freitas, o espaço funcionará como mais um aliado no tratamento terapêutico das crianças. "A brinquedoteca é um local extremamente necessário para a recuperação das crianças, que têm o direito de brincar e de ser apenas crianças. A parceria público-privada é muito importante para a construção desses projetos", comentou durante o evento. A opinião foi corroborada pelo médico Daniel Solano, também da direção do HOF. "A brinquedoteca Hospitalhaços será um ambiente especial para as crianças e suas famílias que, com certeza, sairão do hospital com o coração mais tranquilo", reforçou. 

A brinquedoteca do Otávio de Freitas é o segundo espaço "construído" pela Hospitalhaços em Pernambuco e a sétima unidade em todo o Brasil. No Estado, a outra unidade funciona no Hospital da Restauração (HR). "Pesquisamos entre vários hospitais e vimos que o Otávio de Freitas tinha a necessidade de ter um espaço dedicado exclusivamente para as crianças. As atividades, no entanto, não serão voltadas apenas para os pequenos. Promoveremos para as mães e acompanhantes diversas oficinas e atividades, acolhendo também neste local os próprios adultos", explicou a diretora-fundadora da ONG, Walkíria Camelo. 

Para a gerente executiva da Fasa, Isabel Oliveira, a inauguração da brinquedoteca Hospitalhaços no HOF fortalece a rede de voluntariado existente nos projetos apoiados pela Fundação. "Vamos continuar apoiando projetos e firmando parcerias na área. Nosso intuito é fortalecer o voluntariado social", reforçou. A inauguração contou, ainda, com apresentação da contadora de histórias e cantora Joana Flor, que divertiu os pequenos no local com uma mistura de contação de histórias e cantoria.