Outubro é lembrado em todo o mundo como o mês de conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama. Desta forma, o Hospital Regional do Agreste (HRA) realizará atividades voltadas ao tema entre os dias 15 e 17 deste mês.

Em parceria com a Asces-Unita, UniFavip Wyden, Entre & Vista Maison e o Centro de Diagnósticos Manoel Florêncio, acontecerão palestras, exposição de estandes, exame clínico das mamas, ginástica laboral, atividades lúdicas, além de uma oficina de moda voltada à valorização e autoestima. De acordo com Thamyris Barros, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), ações como esta chamam atenção para a prevenção. "Muitas vezes, as pessoas esquecem que podem identificar alguma alteração no corpo até mesmo em casa. Precisamos conscientizar as mulheres sobre o autoexame, por isso a importância do outubro rosa. Vamos realizar ações de conscientização e também exames clínicos. Caso haja alguma alteração, haverá encaminhamento para realização de exames de diagnóstico", explicou.

Do ponto de vista clínico, o câncer de mama mata, muitas vezes, por falta de orientação. "O câncer de mama ainda é considerado um grande problema de saúde pública no Brasil, e é uma das principais causas de morte entre as mulheres. A maioria dos casos diagnosticados ocorre pela falta de prevenção, que é resultado da ausência de orientação, informação e influência em realizar os exames preventivos. Desta forma, são promovidas ações de saúde como esta, voltadas para a educação e orientação da população acerca deste tema com a participação de profissionais em especialização na área de Oncologia e Cuidados Paliativos", disse Mariana Calado, residente de Fisioterapia em atenção ao câncer e cuidados paliativos.

A programação é totalmente gratuita, não precisa de inscrição e qualquer mulher pode participar basta comparecer ao HRA nos horários das atividades.

PROGRAMAÇÃO

Dia 15/10 - 14h - Abertura

- Palestra de abertura: A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e atuação interdisciplinar
Local: Recepção Central
- Estandes com apresentação de 7 tipos mais incidentes de cânceres (Mama, útero e colo, boca, pele, estômago, pulmão)
Local: Núcleo de Reabilitação

Dia 16/10 - 9h às 11h

- Exame clínico das mamas
- Ginástica laboral
- Atividades lúdicas
Local: Núcleo de Reabilitação

Dia 17/10 - 9h

- Oficina de moda Valorize-se - Moda na prevenção de câncer e autoimagem da mulher
Palestrante: Anderci Rodrigues - Produtora de moda
Local: Núcleo de Reabilitação