A partir de agora, os pacientes do Hospital Regional do Agreste (HRA), internos na ala da Covid-19, passam a ter contato virtual com as famílias. A comunicação foi possível devido à implantação do programa Visita.com, desenvolvido pelo Governo do Estado. Além disto, eles também contam com atendimento psicossocial, através de equipe composta por psicólogos e assistentes sociais, trazendo um pouco de conforto, já que os internos estão longe do seu círculo de convivência social. Para participar, os pacientes precisam estar conscientes e orientados para que o contato aconteça de maneira espontânea e auxilie na recuperação. 

De acordo com a assistente social Renata Florêncio, o contato com a família e o apoio psicossocial são fundamentais. “Vivemos um momento muito difícil, onde temos que evitar o contato com as pessoas que amamos, e para quem está interno, esta situação é ainda mais dolorosa, pois, antes, não era possível nenhuma forma de comunicação. Agora, com o Visita.com, percebemos a felicidade que os pacientes demonstram ao se comunicar com os familiares. Além disso, nossa equipe de atendimento psicossocial vem desenvolvendo um trabalho de acolhimento e escuta, fazendo com que os pacientes enfrentem este momento de uma melhor forma. Sabemos o quanto estas questões influenciam na recuperação e podemos perceber o fortalecimento do paciente dentro de uma perspectiva de saúde integral com abordagem biopsicossocial”, explicou.

As videochamadas são realizadas três vezes por semana, através de tablets, e tem duração de cerca de 10 minutos, fazendo com que os pacientes não deixem de ter interação social com seus familiares.