Nesta terça-feira (05.05) é celebrado o Dia Internacional das Parteiras. O Estado de Pernambuco conta atualmente com mais de 900 parteiras tradicionais, indígenas e quilombolas no Programa Estadual de Parteiras Tradicionais (PEPT) e a maior parte delas, cerca de 90%, atuam na zona rural auxiliando as mães pernambucanas a darem à luz aos seus filhos. 

As ações desenvolvidas pela SES-PE possuem o objetivo de possibilitar às mulheres o atendimento ao parto domiciliar de forma segura e humanizada, reduzindo os riscos e sequelas para gestantes, recém-nascidos e puérperas. Criado em 1993, o Programa de Parteiras em Pernambuco é considerado uma referência nacional pelo desempenho de ações que buscam a melhoria do parto domiciliar, através da identificação e cadastro por município, qualificação para o acompanhamento à mulher durante o parto em casa, disponibilização de kits para o parto domiciliar (descritos na Portaria da Rede Cegonha Nº 650/2011) e orientando sobre a notificação do parto ocorrido em casa.  

As parteiras atuam nas comunidades apoiando o Sistema Único de Saúde (SUS), identificando as gestantes e orientando-as sobre a importância de realizar o pré-natal nas unidades básicas de saúde. Elas também observam as alterações no curso da gestação e, caso necessário, as encaminha para a unidade de saúde mais próxima, além de realizar o  acompanhamento  do parto domiciliar, quando é de escolha a mulher e do costume da sua família, comunidade ou cultura local.  

“As parteiras atendem as mulheres que querem o parto em casa porque a mãe fez, as irmãs fizeram, perpetuando uma tradição”, afirmou a técnica da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Lílian Sampaio.   

Um exemplo desse trabalho é a parteira Maria dos Prazeres. Referência no Estado pelo número de bebês que chegaram ao mundo por suas mães, e que em 2017, recebeu o certificado de Patrimônio Vivo. Diante da pandemia ocasionada pela Covid-19, Maria dos Prazeres reforça a importância da proteção com as luvas durante o parto, além do uso das máscaras.