Pioneiro na identificação da alteração no padrão da microcefalia relacionada ao zika vírus e na elaboração de um protocolo de atendimento às crianças vitimadas pela doença, o Estado de Pernambuco esteve, nos dias 27 e 28 de fevereiro, na linha de frente do combate mundial às síndromes congênita do zika vírus e de Guillain-Barré.

A otorrinolaringologista Mariana Leal, do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), e a neuropediatra Vanessa Van Der Linden, do Hospital Barão de Lucena (HBL), participaram, em Genebra, na Suíça, de uma reunião técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS) com especialistas em saúde pública de todo o mundo, para capacitação e fortalecimento das políticas de enfrentamento às complicações decorrentes do zika vírus.

“A reunião foi muito interessante e nós notamos que o pioneirismo na identificação e na elaboração do protocolo de atendimento nos colocou em condição de protagonismo no panorama mundial”, comentou MarianaLeal, que é chefe do setor de otorrino do HAM.

De acordo com a professora, o objetivo da reunião era aprofundar o conhecimento para, a partir daí, construir um protocolo de atuação global, tanto para a comunidade científica quanto para as comunidades atingidas pelas doenças. “Só dessa forma é possível planejar melhor o tratamento e atuar com maior eficiência em cada momento da doença”, concluiu.