Para marcar o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), que é comemorado no próximo sábado (29/10), o Hospital Pelópidas Silveira (HPS) promoveu, na manhã de hoje (28/10), uma palestra sobre as orientações básicas no cuidado com o paciente que sofreu o AVC. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o acidente vascular cerebral (AVC) foi a principal causa de morte no  Brasil em 2022. No mundo, um em cada quatro adultos com mais de 25 anos terá um AVC durante a vida. 

A ação, que também alertou sobre os riscos da doença e a importância da prevenção, foi realizada no ambulatório do Hospital, localizado às margens da BR-232, no Curado. Durante o encontro, pacientes e seus acompanhantes puderam tirar suas dúvidas com a fisioterapeuta do HPS, Maria Ercilia. A ação também contou com o apoio das equipes do serviço social e de enfermagem. 

"O AVC é a doença que mais deixa sequelas, limitações e incapacidades físicas. Pensando nisso, trouxemos para os nossos pacientes e seus acompanhantes uma palestra sobre a importância da reabilitação física  no pós-Acidente Vascular Cerebral. Esse é um momento muito importante para esclarecermos a população e tirarmos todas as dúvidas. Nesta luta constante para prevenir o AVC, quanto mais informações levarmos, melhor", destaca a fisioterapeuta, Maria Ercilia.  

O Hospital Pelópidas Silveira é referência no tratamento do AVC na rede pública estadual e conta, além de equipamentos de ponta, com equipe e estrutura voltada, exclusivamente, para a reabilitação dos pacientes acometidos pela doença. 

AVC – O acidente vascular cerebral (AVC), comumente chamado de derrame cerebral, ocorre com a obstrução ou ruptura dos vasos que levam o sangue ao cérebro, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. A maioria dos pacientes que sobrevivem à fase aguda da doença necessita de reabilitação, sendo que aproximadamente 70% dos pacientes não retomam seus trabalhos devido à gravidade das sequelas neurológicas e 30% precisam de ajuda para se locomover.

Tratamento - Um dos fatores primordiais para o sucesso do tratamento do AVC, incluindo a redução das sequelas, é a admissão na unidade hospitalar em até 4h após o início dos sintomas.O Hospital Pelópidas Silveira é pioneiro, no SUS em Pernambuco, ao oferecer, desde 2012, o tratamento do AVC isquêmico com o uso de medicação trombolítica, que aumenta as chances de uma recuperação completa, restabelecendo o fluxo sanguíneo no cérebro. 

Prevenção - Muitos fatores de risco contribuem para o aparecimento do AVC. Algumas dessas condições não podem ser modificadas, como a idade, a raça, a constituição genética e o sexo. Outros fatores, entretanto, podem e devem ser diagnosticados e tratados, tais como hipertensão arterial (pressão alta), diabetes mellitus, as doenças cardíacas, obesidade, colesterol elevado, o excesso nas bebidas alcoólicas, o fumo e o sedentarismo (falta de atividades físicas). 

Sintomas - Os principais sintomas de um AVC são fraqueza ou dormência súbita em um lado do corpo, dificuldade para falar, entender ou enxergar, tontura repentina e dor de cabeça muito forte sem motivo aparente. A recomendação é que o paciente chegue com presteza à unidade de saúde mais próxima e inicie o tratamento no menor período de tempo após o aparecimento dos primeiros sintomas.