Com o objetivo de promover a saúde integral da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT de Pernambuco, a Coordenação de Saúde Integral da População LGBT promoveu na última terça-feira (24.09), a primeira reunião do Comitê Técnico de Saúde LGBT da Gerência Regional de Ouricuri, no sertão pernambucano.

"Esta primeira reunião é importante haja vista a necessidade de implementação da Política de Saúde LGBT em todo o Estado e em todas as regiões de Saúde. O comitê tem caráter propositivo, sendo indutivo da política e são ações como esta que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS), já que equidade é uma marca e uma forma de combater a LGBTfobia", pontuou o coordenador de Saúde Integral da População LGBT, Luiz Valério.

Estiveram presentes no encontro representantes da Saúde dos onze municípios que compõem a região, dos conselheiros municipais e instituições de ensino superior, além da Polícia Científica, do Hospital Regional Fernando Bezerra e controle social organizado.

À tarde, a equipe da coordenação de Saúde LGBT também realizou, em parceria com o município de Exu, o primeiro Seminário de Saúde LGBT para os profissionais de saúde.

Pernambuco é o primeiro estado do Nordeste a implantar uma política de saúde específica para a população LGBT, normatizada por meio de portaria. Ainda em 2012, foi instituído o Comitê Técnico de Saúde Integral da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Pernambuco, formado por representantes da sociedade civil, do controle social e da gestão estadual a fim de acompanhar as discussões na área da saúde.

A partir disto, foi elaborado o texto da Política Estadual de Saúde de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, publicada por meio da portaria nº 060, em 2015. Representa um dos eixos prioritários da SES no intuito de garantir equidade na atenção à saúde integral para esta população, além de ampliar e qualificar a rede de serviços do SUS.