No Dia do Farmacêutico, comemorado pela classe nesta terça-feira (20/01), a população ganhou orientação gratuita quanto ao uso correto e racional de medicamentos. A ação, no Parque 13 de Maio, ocorre das 6h às 12h e é promovida pela Farmácia de Pernambuco/Secretaria Estadual de Saúde (SES), Conselho Regional de Farmácia, Sindicato dos Farmacêuticos e Associação Farmacêutica de Pernambuco, além de secretarias municipais e do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial.

Cerca de 20 farmacêuticos, dos municípios do Recife, Jaboatão e Ipojuca, ficaram responsáveis por abordar a população e os transeuntes que objetivavam tirar dúvidas sobre o uso de remédios, assim como orientar sobre o acesso aos medicamentos pelo SUS. "O intuito é aproximar a classe farmacêutica da população e mostrar o quanto é importante ter cuidados na hora de ingerir medicamentos. A orientação é primordial para que o tratamento seja bem sucedido", pontua o superintendente da Farmácia de Pernambuco, Jean Batista de Sá.

O Conselho Regional aproveitou o momento para lançar a campanha para coleta de medicamento vencido ou sem uso. O órgão irá incentivar farmácias, públicas e privadas, a receberem os medicamentos. Por enquanto, a sede do Conselho, na Rua Amélia, 50, no Recife, já recebe os remédios.

EXAMES – Na ação, a população pode fazer aferição da pressão arterial, exames de HIV e hepatites, além de orientação sobre práticas sexuais seguras e, em casos positivos da doença, o usuário será encaminhado para o serviço de referência para iniciar o tratamento.

Margarete Araújo, de 48 anos, é mãe de um estudante de Farmácia e aproveitou o momento para parabenizar os profissionais e fazer os exames. Moradora do Bairro Novo, em Olinda, Margarete disse que não costuma fazer exames de rotina. “Minha glicemia está boa, só a pressão que deu um pouco alterada, mas deve ser por causa do calor”, comenta. Ela ainda disse que foi orientada a medir a pressão nos dias subsequentes para ver se ela está regular.

Desde 1983, foram registrados 20.334 casos de Aids em Pernambuco, sendo 13.225 em homens e 7.109 em mulheres. O número de óbitos é de 7.465 casos no mesmo período. “Com o diagnóstico precoce da doença, é possível ter um vida normal e com melhor qualidade”, afirma o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, François Figueiroa. O acompanhamento dos casos de HIV/Aids é feito nos Serviços de Atenção Especializada (SAE), geridos pelos municípios. Os casos graves podem ser acompanhados nos hospitais Correia Picanço, das Clínicas, Oswaldo Cruz e Imip.

Seminário - Ainda dentro das comemorações, acontece na quarta-feira (21/01), o I Fórum sobre Cuidados e Serviços Farmacêuticos, com cerca de 120 profissionais. O seminário será das 8h às 12h30, no auditório da Adufepe, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Conteúdo Relacionado