Com o tema Primeira Infância: Prioridade Absoluta, especialistas brasileiros e internacionais se reunirão no Recife para o VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, que pela primeira vez será realizado na Região Nordeste. Nesta sexta edição, o evento conta com o apoio do Governo de Estado, através do Programa Mãe Coruja Pernambucana, e ocorre nos dias 7 e 8 de novembro, a partir das 8h30, no Paço Alfândega, Bairro do Recife. Na ocasião, serão apresentadas experiências em diversos projetos relacionados ao desenvolvimento infantil.

 

A definição dos conteúdos abordados nas apresentações foi realizada por especialistas reunidos em comitê consultivo com representantes dos estados de Pernambuco (Programa Mãe Coruja Pernambucana), Ceará (IFAN, IPREDE e UFC) e Bahia (AVANTE e UFBA), além do Unicef. 

 

“A escolha da temática faz alusão à Lei 13.257/2016, conhecida como Marco Legal da Primeira Infância, e representa uma oportunidade de debater os principais desafios para sua implementação”, explica o gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Eduardo Marino. “É preciso discutir também quais políticas públicas deverão ser prioritárias e quais mecanismos poderiam assegurar a qualidade dessas políticas”, complementa. 

 

O simpósio, que ocorre este ano pela primeira vez fora da cidade de São Paulo, é organizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), uma iniciativa colaborativa formada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Center on the Developing Child da Universidade de Harvard (CDC), Insper, David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard (DRCLAS), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital Infantil Sabará.

 

“Nós incentivamos a realização do simpósio em Pernambuco para diversificar e ampliar o acesso ao conhecimento sobre o desenvolvimento infantil na região Nordeste, além de fortalecer o pensamento de que outras regiões do País possam abrigá-lo em futuras edições”, afirma a coordenadora do conselho consultivo do Programa Mãe Coruja Pernambucana, Bebeth Andrade Lima.

 

As inscrições, que são limitadas, estão disponíveis até o dia 6 de novembro de 2016, e podem ser realizadas pela internet, no endereço eletrônico simposio.ncpi.org.br.

 

Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância é realizado desde 2011 e aborda temas relacionados como qualidade da atenção à primeira infância, o fortalecimento das potencialidades dos adultos para promover o desenvolvimento das crianças, entre outros, impactando profissionais do Brasil inteiro.