Durante todo o ano a Secretaria Estadual de Saúde (SES), através da Diretoria Geral da Assistência à Saúde (DGAIS), promove capacitações dos profissionais envolvidos no atendimento de urgência e emergência dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta quinta-feira (20.06) foi à atualização desses profissionais foi voltada para a abordagem emergencial do trauma da mão. O encontro aconteceu na sede do órgão estadual, no bairro do Bongi, no Recife, e foi transmitido, por meio de videoconferência, para as doze Gerências Regionais de Saúde (Geres). 

O tema foi explanado pelo médico ortopedista dos hospitais Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, e Miguel Arraes (HMA), na cidade do Paulista, especialista em cirurgia da mão e microcirurgia reconstrutiva e coordenador da residência da área no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Jefferson Calume.  O especialista apresentou para plateia alguns exemplos de lesões ocasionadas por acidentes de moto, agressões e acidentes de trabalho.  

“Na rotina do SUS é bem comum ter esses tipos de lesões, sejam elas ocasionadas por traumas, acidentes de moto e de trabalho, agressões e até o uso de fogos de artifício. Lesões nas mãos são comuns em um plantão de emergência de trauma hoje em dia e, a maioria desses casos, acabam resultando em cirurgias”, afirmou Jefferson Calume.  

Traumas na mão podem acarretar também o afastamento do paciente das suas atividades econômicas. “O tempo de recuperação depende da extensão e da gravidade das lesões, o que acaba interferindo na capacidade produtiva de trabalho desses pacientes, pois eles se afastam temporariamente ou definitivamente do trabalho”, completou.  

A atualização é voltada para profissionais de saúde que atuam nas emergências das UPAs e policlínicas 24 Horas, hospitais, Unidades de Terapia Intensivas (UTIs), Unidades Básicas de Saúde, SAMU e Regulação Médica.