Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e do Hospital Dom Malan participaram, nesta quarta-feira (13), de um Curso para Elaboração de Projeto Científico promovido pelo IMIP Gestão. O curso com duração de oito horas abordou basicamente a metodologia para construção de um projeto de pesquisa científica. Participaram todas as UPAS, UPAEs e hospitais geridos no estado pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira.  

A iniciativa tem como objetivo preparar os profissionais para elaboração desses projetos que serão inscritos no Congresso de Experiências Exitosas do IMIP Pernambuco, a ser realizado no mês de junho. 

O evento será uma ampliação do Seminário de Práticas Exitosas realizado pelo IMIP. Após três anos, o encontro irá se transformar em congresso e comporá a programação de celebração do centenário de Figueira, fundador do IMIP. 

A UPAE, por exemplo, participou das duas primeiras edições do seminário. A unidade, inclusive, já teve trabalhos aprovados nas modalidades de gestão, assistência e educação em saúde, levando experiências de sucesso do sertão de Pernambuco para todo o estado. 

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina também foi destaque e participou dos três anos de seminário (tendo trabalhos inscritos e aprovados em todos). Em 2018, por exemplo, foi destaque com quatro trabalhos aprovados (sendo dois na modalidade oral e dois na modalidade pôster). 

Diante disso a expectativa é a melhor possível. “Se a gente alcançou esses resultados anteriormente, imagina agora com esse curso?”, ressaltou de forma positiva a enfermeira gerente do Núcleo de Educação Permanente do HDM, Rejane Lins. 

Para a coordenadora de enfermagem da UPAE, Rayanne Ribeiro, esse é um legado que ficará. “Claro que utilizaremos o conteúdo para elaboração dos projetos que irão concorrer ao congresso. Mas, o conhecimento permanecerá para a vida”, enfatizou. 

Até o meio do ano, outros eventos serão realizados em prol da viabilização do congresso e participação em massa dos profissionais de saúde.