O Programa Boa Visão capacita, nesta quarta-feira (15.02), os triadores da V Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Garanhuns. As atividades serão realizadas na Gerência Regional de Educação (GRE), com a participação de 150 pessoas, que ficarão resposáveis por verificar, em cerca de 50 escolas, alunos da rede estadual que aparentam ter algum problema ocular. Esses estudantes serão triados para que sejam consultados por oftalmologistas. Desde 2012, quando foi iniciado o Programa, mais de 86 mil pessoas foram beneficiadas com as consultas e 48 mil com a entrega de óculos.
 
Durante a capacitação,  os profissionais serão apresentados ao Programa e conhecerão os pontos fundamentais da saúde ocular. “Todo o trabalho será focado na realização da triagem de acuidade visual, que é a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Nosso objetivo é que todos saiam aptos a reconhecer sinais de problemas visuais”, explica a coordenadora do Programa Boa Visão, Mayra Ramos. Além de profissionais das secretarias estaduais de Educação e Saúde, a capacitação conta com o apoio da Fundação Altino Ventura (FAV).
 
Após a triagem, caso seja necessário, os alunos diagnosticados com problemas de visão serão encaminhados para consultas com especialistas. A expectativa é fazer um mutirão em junho para atender esse público. Com mais de 30 mil alunos matriculados, a previsão é que 15% precise passar pela consulta médica. 
 
Dados – O Projeto Boa Visão é um programa do Governo de Pernambuco que busca melhorar o desempenho e desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar e dos profissionais da educação, contribuindo para aumentar o rendimento em sala de aula, evitando a evasão escolar.