A Universidade de Pernambuco (UPE), em parceria com o Colégio Brasileiro de Cirurgia Buco Maxilo Facial e o Detran-PE, fará uma ação no Hospital da Restauração no próximo dia 03/05, às 7 horas, para conscientizar os motociclistas. A Ação faz parte de intensa programação do Maio Amarelo 2022, cujo slogan deste ano é “Juntos, Salvamos Vidas”.

Os motociclistas foram os escolhidos para iniciar a campanha tendo em vista a grande quantidade de internamentos com vítimas de acidentes com motos. No Brasil, a causa mais frequente de fraturas e ferimentos faciais graves é o acidente de trânsito, em especial, envolvendo motociclistas. O trauma, na região facial, pode ser considerado uma das agressões mais devastadoras em função do comprometimento emocional e das sequelas estéticas e funcionais causadas.

Os gastos com esse tipo de trauma chegaram a um montante de R$ 917 milhões de reais somente em 2015. Esse valor daria para custear quatro anos de funcionamento do Hospital da Restauração, maior Emergência do Nordeste e referência em Trauma em Pernambuco.

Dentre as principais medidas de prevenção ao trauma no trânsito, além da proibição do consumo da bebida alcoólica para quem conduz o veículo, está a conscientização do uso de EPIs. A UPE realizou estudo no HR e Regional do Agreste com mil motociclistas acidentados no período de 2016 ao início de 2022 que mostrou que cerca de 40% não usavam capacete, 39% tinham ingerido bebida alcoólica. 90% eram do sexo masculino entre 18 e 39 anos de idade.

Local: Rampa da Emergência Pediátrica (Acesso pela rua Joaquim Nabuco)

Horário: 7 horas

Dia: 03/05 (terça-feira)