A Fundação Altino Ventura, referência oftalmológica no Norte/Nordeste, recentemente habilitada pelo Ministério da Saúde para atuar como Centro Especializado em Reabilitação IV, recebeu na tarde desta quinta-feira (30/07), a visita do assessor especial do Ministério da Saúde, Fausto Figueira. O Centro passou a contemplar pacientes portadores de quatro deficiências (física e auditiva, intelectual e visual), cujo atendimento é realizado por meio do Sistema Único de Saúde - SUS. No evento, a secretária-executiva de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Cristina Mota, representou o secretário estadual de Saúde, Iran Costa. Por mês, a Fundação realiza 1.280 atendimentos por mês.

Durante o encontro, houve assinatura de protocolo de intenções entre Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Prefeitura do Recife e Fundação Altino Ventura. "É uma satisfação e uma honra estar aqui representando o nosso secretário estadual de Saúde, Iran Costa. Reconhecemos a instituição como parceira do Sistema Único de Saúde e parabenizamos pela ousadia, em abrir o foco, e tornar o centro referência para outros tipos de deficiência. É inegável a importância da reintegração e reabilitação que proporciona às pessoas com deficiência e usuárias do SUS", disse a secretária-executiva de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Cristina Mota.

 

“O CER IV possibilitará ao paciente o acesso ao tratamento interdisciplinar com equipe multiprofissional em um mesmo local, onde é feita uma análise de forma global e, posteriormente, um planejamento das terapias de habilitação ou reabilitação necessárias para promover a melhor inclusão social do portador de necessidades especiais”, destacou a presidente da Fundação Altino Ventura, Liana Ventura.
 
A Fundação Altino Ventura inaugurou o Centro Especializado em Reabilitação “Menina dos Olhos” em 2005. Pioneiro, o serviço foi criado para prestar atendimento multiprofissional, de referência em baixa visão e múltipla deficiência, atuando também como centro de capacitação de oftalmologistas e terapeutas de diversas universidades do Norte e Nordeste do País. Em 2013, o serviço foi habilitado pelo Ministério da Saúde como CER II, mas funcionava em imóveis alugados. Em parceria com o governo Alemão (Ministério do Desenvolvimento), e as instituições também alemãs Christian Blind Mission (CBM), Lions (MD 111) e a Fundação da rede de televisão RTL, a FAV construiu a sede própria do Centro, em março de 2014.