Muitas vezes praticamos o racismo e nem percebemos! Esse é o mote da campanha promovida pela Coordenação de Saúde da População Negra para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20/11). Durante toda a manhã, diversos setores da Secretaria Estadual de Saúde (SES) receberam a equipe de mobilização da coordenação, que distribui folders e panfletos explicativos sobre o tema.

“É importante que as pessoas conheçam a importância dessa data e saibam o que ela significa, pois não é incomum a atitudes racistas no nosso cotidiano, mesmo quando as pessoas não percebem que cometeram tal ato. Assim, é essencial conversarmos sobre esse tipo de ação para acabarmos com ela”, comenta a coordenadora estadual de Saúde da População Negra, Miranete Arruda.

Além dos servidores da SES, a ação também está abrangendo os visitantes do órgão, que vão receber o material explicativo com informações sobre o racismo e a existência da política estadual voltada para a população negra. Os panfletos também discutem a Doença Falciforme (agravo prevalente na população negra) e sobre as comunidades quilombolas.

As ações em torno da data, no entanto, não terminam por ai. Na tarde desta quinta-feira ainda haverá uma web-conferência sobre a inclusão social e racial das comunidades quilombolas no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento contará com palestra da antropóloga do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco, Ana Cláudia Rodrigues, e será realizado na sede do Nutes, no Hospital das Clínicas. 

 

Conteúdo Relacionado