O Trabalho de Reabilitação e Estimulação Precoce, voltado para crianças com microcefalia, desenvolvido pela Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), foi pauta esta semana para um projeto especial do Diário de Pernambuco, chamado “Vidas em Movimento”, que conta histórias de transformação e superação por todo o estado.

O principal personagem da matéria foi o Rafael da Silva, o primeiro paciente atendido pela UPAE quando a unidade se tornou referência para o serviço, em junho de 2016. “Rafael é nosso paciente desde o início e nós temos acompanhado todos os avanços dele. O trabalho de reabilitação e estimulação precoce é lento, mas progressivo, e parte desse resultado nós devemos à família, que tem sido bastante assídua, mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas”, avalia a fisioterapeuta Misia Ramos.

Para atender crianças como o Rafael a UPAE/IMIP de Petrolina teve que adquirir novos materiais e adequar o seu serviço para um novo público, já que antes a unidade recebia apenas adultos.

“Disponibilizávamos os atendimentos médicos e não médicos para adultos e passamos a oferecer algumas especialidades e exames também para crianças. Além disso, ampliamos a nosso raio de abrangência. Ou seja, para a microcefalia nós somos referência para 25 municípios do sertão que compõem a IV macrorregional de saúde. Para os demais atendimentos somos referência para a VIII Regional, que compreende 7 municípios”, esclarece a coordenadora geral da UPAE, Ana Beatriz Mota Aguiar.

Atualmente, após um ano do início do trabalho de referência para crianças com microcefalia, a UPAE/IMIP de Petrolina tem registrado no seu sistema 10 crianças e 234 atendimentos realizados.

“No início pensava-se que atenderíamos a uma demanda até maior, mas como os serviços foram sendo descentralizados, e os municípios passaram a oferecer um acompanhamento no local de origem, muitas famílias preferiram fazê-lo mais perto de casa, pela facilidade do transporte. Entretanto, a UPAE continua de portas abertas para receber toda a demanda do sertão, oferecendo consultas com otorrino, oftalmo, cardiologista, dermatologista, sessões de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, e avaliação com nutricionista e assistente social, entre outros serviços e exames”, pontua Ana Beatriz.