A Reunião Anátomo-Clínica do mês de novembro, apresentada pelo residente em pediatria Ivan Accioly, abordou “O Diagnóstico Diferencial de Microcefalia” – uma escolha da orientadora Maria Eduarda Faria. Essa atividade de ensino e pesquisa é obrigatória para todos os residentes do segundo ano e tem por objetivo estimular o exercício do raciocínio clínico através da formação de hipóteses diagnósticas possíveis para o caso em questão.

“Acredito que a escolha do tema pela minha orientadora foi muito oportuno, visto que o boom da microcefalia aconteceu somente há dois anos e as pessoas, inclusive os médicos de maneira geral, ainda sabem muito pouco à respeito do assunto. Então, ter a oportunidade de me aprofundar e me apropriar de um assunto tão atual foi uma experiência ótima”, considera Ivan.

Sobre a metodologia da Anátomo-Clínica, ele também faz algumas considerações: “A gente recebe o caso do paciente, sem acesso a todas as informações, e tem 15 dias para desenvolver o trabalho. O nosso desafio é elencar todas as doenças possíveis que poderiam justificar o quadro clínico do paciente. O objetivo não é necessariamente acertar o diagnóstico, mas desenvolver o raciocínio clínico e, por isso, os ganhos são enormes”.

No caso específico estudado por Ivan, ficou evidente que a microcefalia do paciente foi secundária à infecção pelo Zika Vírus. “Para chegar a essa conclusão, estudei muitas outras doenças que poderiam provocar a mesma alteração, e foi isso que fez toda a diferença. Às vezes, a gente fica muito restrito, achando que toda microcefalia é por conta do Zika Vírus, mas isso não é verdade. Esse exemplo serve para outros casos. As possibilidades diagnósticas devem ser sempre amplas”, acrescenta.

Chegando ao fim da residência, Ivan, que é natural de Miguel Calmon, mora há 10 anos em Petrolina e cursou medicina na Univasf, agradece à experiência vivenciada no Dom Malan. “Já conhecia o serviço, e foi por essas boas referências que resolvi fazer residência aqui mesmo em Petrolina. Foi uma experiência muito importante e acredito que o hospital forma bons pediatras”, reconhece o profissional que já sonha com a especialização em neonatologia.

A diretora de ensino e pesquisa, Angélica Guimarães, elogiou bastante a apresentação da Anátomo-Clínica do residente. “Estamos chegando ao fim de mais um ciclo e até fevereiro toda a turma de R2 de pediatria terá apresentado seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Então, esperamos devolver ao mercado profissionais tão bons e dedicados quanto Ivan”, finaliza.